Topo

Universa Vê BBB

Conheça Dona Fátima, mãe de Juliette, que virou celebridade na Paraíba

Juliette e Dona Fátima: "Ela é a vencedora do programa" - Arquivo pessoal
Juliette e Dona Fátima: "Ela é a vencedora do programa" Imagem: Arquivo pessoal

Ana Bardella

De Universa

17/02/2021 13h00

"Ela é super pra frente, engraçada e tem uma visão bem inocente das coisas": é assim que Monaliza Novais, uma das melhores amigas de Juliette, descreve dona Fátima Freire, mãe da participante do BBB. Segundo a amiga, o jeito da mãe diz muito sobre a própria filha.

Monaliza é uma das pessoas que está ajudando a monitorar as redes sociais da paraibana enquanto ela participa do programa — e faz questão de acompanhar toda a interação de Dona Fátima com a imprensa. Agora, a própria mãe se tornou uma celebridade em Campina Grande (PB), onde vive, e em João Pessoa (PB), cidade na qual se instalou temporariamente enquanto o reality é exibido. "Tenho que fugir da multidão, as pessoas querem tirar foto", conta.

A seguir, ela revela à Universa os principais sonhos da filha, relembra os detalhes de sua relação com a irmã mais nova, Juliene, que faleceu vítima de um AVC aos 17 anos — e demonstra todo seu otimismo com relação à participação dela no programa, garantindo que Juliette será a grande campeã da edição. Confira:

Mudanças na rotina

Dona Fátima conta que sua vida se transformou desde o início do jogo. "Mudou muita coisa, pelo menos agora eu tenho que sair escondida da multidão. Onde eu chego o povo quer tirar foto, gravar, filmar. Aí com o corona eu já fico com medo".

Cenas que ficarão na memória

"A cena que eu mais amei foi assim que ela entrou, agradecendo a Deus. Foi lindo. Foi o que eu pedi a ela", diz.

Com bom humor, também relembra um momento engraçado da filha. "Agora eu fiquei preocupada quando ela disse assim: 'Eu nem sei mais nem ler, nem escrever'".

A frase foi dita por Juliette logo no início do jogo, em conversa com Viih Tube, quando expressava que não estava se reconhecendo no reality. "Você chega no nono ano, espera-se que você tenha aprendido, que saiba ler e escrever. Aí você chega lá e esquece como escreve. Tá entendendo? Eu tô irritada comigo. Tô esquecendo como é que se escreve", disse fazendo uma comparação sobre o quanto estava se sentindo perdida.

A mãe se diverte com as cenas de Juliette - Reprodução/ Globoplay - Reprodução/ Globoplay
A mãe se diverte com as cenas de Juliette
Imagem: Reprodução/ Globoplay

Mas Dona Fátima achou graça. "Eu liguei para a minha irmã e disse: 'Pronto. Lá em casa agora só vai ter analfabeto, meu Deus, o que que eu faço? [risos] Acho que é porque ela tava surtada, né?".

Queridinhos ao pódio

Dona Fátima torce também por Gil e Sarah - Instagram/Reprodução - Instagram/Reprodução
Dona Fátima torce também por Gil e Sarah
Imagem: Instagram/Reprodução

Quando questionada sobre os outros participantes, ela é direta. "Eu gosto muito dessa menina Sarah, eu vejo ela muito verdadeira, ela ama a minha filha. Eu gosto também de Gil. Foi Gil que acudiu Juliette na vez que ela mais precisava. Ele é nota mil".

Personalidade da filha

"Juliette é uma pessoa muito boa de coração. Às vezes ela fala comigo meio assim, eu fico triste. Aí depois ela liga pedindo desculpas. É uma pessoa muito do bem. Se sentiu que machucou alguma amiga, já vai pedir perdão. É alguém que fala pelos cotovelos, como eu. Ela é forte na personalidade".

Em compensação, com relação aos defeitos da filha, Dona Fátima é branda. "O defeito que Juliette tem muito é se preocupar comigo. Às vezes eu tô dormindo um sono bom quando de repente ela liga: 'Como é que a senhora tá? Tudo bem?'. Ela se aperreia com tudo, quer sempre meu bem".

Saudades da irmã

Juliene, sua irmã mais nova, faleceu aos 17 anos, vítima de um AVC ocasionado por uma má-formação. "Elas eram uma pessoa só. Brincavam muito, gostavam de viver. Quando começava o BBB, uma pegava na mão da outra e saía puxando. As duas novinhas, com seus 16 anos, ficavam 'Vem ver, vem ver' e logo depois começavam a discutir. Uma dizia: 'Quem vai nesse programa sou eu', e a outra respondia que era ela. Até que um dia Deus chamou a Juliene e ficou só a Juliette, falando 'um dia eu vou'. Tentou três vezes, dessa vez conseguiu".

Ela garante ainda que Juliette é muito apegada ao irmão, Washington. "Sempre cuidou dele. Se alguém diz por exemplo que ele é feio, ela fica com desgosto".

Desejos

Juliette sonha em ser delegada e ajudar a mãe a fazer uma cirurgia - Reprodução / Instagram @juliette.freire - Reprodução / Instagram @juliette.freire
Juliette sonha em ser delegada e ajudar a mãe a fazer uma cirurgia
Imagem: Reprodução / Instagram @juliette.freire

"O maior sonho de Juliette vai ser realizado. Ela gosta de viver, quer comprar a própria casa, sair do aluguel e ser uma delegada. Além disso, quer cuidar de mim". Dona Fátima sofre de forame, um defeito congênito no coração. "Ela fala: 'Mainha, meu sonho é a senhora fazer essa cirurgia que está precisando. Te levar ao médico, fazer todos os exames, pra senhora sair dessa".

Vencedora?

Dona Fátima relembra o que aconselhou a filha antes do programa: "Eu disse vá e traga esse prêmio, porque você é merecedora. Traga para nós aqui, paraibanos. Desde que entrou na casa, está conseguindo a liberdade que precisa para o que quer".

Antes de encerrar a entrevista, perguntamos de novo: "Ela vai ganhar?" e Dona Fátima garantiu: "Ela vai ganhar! Se não ganhar, chega perto, mas mesmo assim ganha" [risos].

Universa Vê BBB