PUBLICIDADE

Topo

Horóscopo

Sonhar com peixe pode ter ligação com espiritualidade; saiba significados

Sonhar com peixes pode ter significados diversos dependendo da situação - Julia Sumerling/National Geographic Creative
Sonhar com peixes pode ter significados diversos dependendo da situação Imagem: Julia Sumerling/National Geographic Creative

Nicole D'Almeida

Colaboração para Universa

16/02/2021 04h00Atualizada em 01/07/2021 15h37

Tem sonhos que, ao acordar, consideramos "inexplicáveis". Contudo, para a psicologia e o esoterismo, há normalmente alguma lição a ser tirada do que passamos ao dormir - mesmo que não faça muito sentido, como sonhar com peixe.

Dois grandes psicólogos, Sigmund Freud e Carl Jung, têm estudos sobre a interpretação dos sonhos. O estudo mais conhecido é o de Freud, que deu origem em 1900 ao livro chamado "A interpretação dos sonhos". Nesta obra, o pai da psicanálise explica que todo sonho está relacionado a um desejo reprimido e que, sim, têm um sentido, mas é preciso decifrá-lo.

"O sonho é uma realização alucinada que realiza desejos. Ou seja, todos os sonhos são uma realização de desejos", explica Christian Dunker, psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP junto ao Departamento de Psicologia Clínica.

Jung possui outra percepção. Ele introduz a ideia de simbologia dos sonhos, na qual as figuras que aparecem enquanto estamos sonhando são símbolos que trazem consigo mensagens do inconsciente. Para interpretá-los é necessária uma compreensão profunda sobre a vivência do sonhante.

No entanto, a psicanálise não está sozinha nesse mundo de interpretação dos sonhos. Diversas vertentes do esoterismo procuram encontrar significados para os sonhos. O astrólogo Cristhopher Stoievsky explica que os sonhos podem trazer "mensagens enviadas por seres superiores, experiências realmente vividas pela alma que sai do corpo enquanto este dorme, ou até mesmo uma vivência breve da realidade pós-morte".

Segundo Luciane Soares, terapeuta holística, os sonhos se originam principalmente de três vias: estímulos sensoriais, restos diurnos e conteúdos inconscientes reprimidos.

A primeira diz respeito às influências internas e externas que acontecem à noite e são absorvidas pelo inconsciente. A segunda se refere a toda agitação ou trabalho repetitivo que podem levar a pessoa a sonhar com situações semelhantes. A terceira são pensamentos, sentimentos e desejos que ficam imersos no inconsciente.

Portanto, a interpretação dos sonhos não deve ser feita de forma genérica. O significado é dado de acordo com a realidade de quem sonha, podendo, assim, cada pessoa ter uma explicação diferente para o sonho. A interpretação dos sonhos deve ser feita, ainda, analisando cada elemento que compõe todo o cenário, não somente uma parte ou uma figura do que foi sonhado.

Dito isso, vamos a alguns significados superficiais de sonhos com peixes que podem te ajudar na interpretação.

O que significa sonhar com peixe?

Geralmente, o peixe é um elemento de significado muito favorável, trazendo sinais de vida próspera em todos os pontos. Stoievsky explica que o peixe está relacionado com assuntos da espiritualidade e da fé - nos conecta com mundo do invisível, seja ele espiritual, onírico ou imaginativo. Entretanto, lembra que "quando falamos do peixe nos referimos ao mundo do invisível, sendo que ateus podem ter outra relação com isso que não a espiritual, como por exemplo a física quântica", explica.

Para o astrólogo, sonhar com peixe revela como está com essa dimensão do desconhecido, "muitas vezes podendo ser também mensagens que podem ser lidas como uma forma de profecia".

Sonhar com peixe morto

A morte nem sempre significa algo ruim. Ao mesmo tempo que indica fim de ciclos, está ligado a novos começos. Para Soares, peixe morto pode significar desapontamento, perda ou dificuldade em prosperar.

Já Cristhopher Stoievsky associa a transformação de uma crença em uma nova forma de sentir e demonstrar a espiritualidade.

Sonhar com peixe vivo

Sonhar com peixe vivo, para Stoievsky indica a ideia de uma fé ativa, um contato produtivo com a espiritualidade ou com o mundo da imaginação. Já Luciane Soares enxerga situações desfavoráveis.

Sonhar com peixe voando

Para Soares, indica dificuldades que serão superadas com esforço. Stoievsky relaciona o peixe voador com alguma forma de transgressão religiosa ou busca por novas formas de se entender e estar em contato com a espiritualidade.

Sonhar com peixe no aquário

Cristhopher Stoievsky explica que, dependendo do contexto, pode significar uma estagnação nos assuntos de fé, alguém que perdeu a fé ou que se sente castrado pelas imposições de alguma religião. Já Soares associa peixe no aquário com emoções reprimidas e sensação de aprisionamento.

Sonhar que está comendo peixe

Para a terapeuta holística Luciane Soares, significa sucesso em breve. Já Stoievsky revela alguma necessidade de se aprofundar nos assuntos espirituais e do mundo dos sonhos. Também pode ser sinal de um momento de muita criatividade.

Sonhar com peixe vivo fora d'água

O astrólogo Cristhopher Stoievsky associa esse sonho com algum conflito na esfera espiritual. Podendo representar a demonstração de alguém que não se sente bem com a religiosidade qual se submete e, portanto, traz uma mensagem de necessidade de se libertar das amarras religiosas. Soares, por sua vez, associa a um sentimento de não pertencimento.

Sonhar que está nadando com vários peixes

Para Luciane Soares, indica uma liberdade econômica e pessoal. Já Stoievsky associa a uma mensagem de que o sonhante se sente acolhido no meio espiritual que frequenta ou que o sujeito sonhador se sente tranquilo e fortalecido ao se relacionar com sua fé.

Horóscopo