Topo

Fernanda Machado revela preconceito por ter amamentado filho até os 3 anos

Fernanda Machado com o filho caçula, Lucca - Reprodução/Instagram/@realfemachado
Fernanda Machado com o filho caçula, Lucca Imagem: Reprodução/Instagram/@realfemachado

Colaboração para Universa, em São Paulo

16/02/2021 07h52

Fernanda Machado deu uma entrevista ao jornal "O Globo" onde falou sobre o período de amamentação de seus dois filhos, Lucca e Leo, de 5 anos e 9 meses respectivamente. Ambos são frutos do casamento da atriz com Robert Riskin, com quem mora nos Estados Unidos há sete anos.

Ela falou sobre a amamentação prolongada de seu filho mais velho, e diz que há preconceito sobre isso. "Parei de postar foto amamentando o Lucca quando ele completou 3 anos para não gerar polêmica", explicou.

"Uma parcela dos meus seguidores questionava o motivo de eu continuar dando o peito. Diziam que ele já tinha dentes, que era um marmanjo. Esse preconceito está em todos os lugares, infelizmente. A gente acabou se distanciando dos nossos instintos naturais. A sociedade ficou tão editada, o peito virou apenas uma coisa sensual", frisou.

Sobre seu filho caçula, Fernanda diz desejar prolongar a amamentação por muito tempo ainda: "Quero amamentá-lo até os 5, 6 anos", garantiu. No entanto, acabou tendo alguns problemas recentemente: "Achei que ia tirar de letra. Mas tive mastite e febre de 40 graus. Superamos tudo e ele agora está amamentando super bem, graças a Deus. A amamentação é uma forma de protegê-lo".

Fernanda também falou sobre a retirada de seu útero, que aconteceu após uma complicação pós-parto. "Fiquei bem triste, mas só pedi para sobreviver. Foquei na gratidão sem abafar a dor da perda", disse. Ainda assim, ela disse pretender ter mais filhos: agora, quer adotar uma menina. "É uma possibilidade incrível", comentou.

A atriz pausou a carreira como artista e atualmente é professora de ioga em Santa Bárbara, na Califórnia. "Minha transformação foi interna e ao meu redor. Tive que reconstruir minha vida inteira", relatou. De acordo com ela, a opção por uma vida mais tranquila foi feita pensando nos filhos. "Cresci fazendo teatro e não conhecia a Fernanda que não era atriz. Foi muito importante descobrir outras paixões", destacou.

Seus projetos para o futuro incluem a abertura de um "espaço lounge dedicado à maternidade", em parceria com uma amiga. "Onde acontecerão aulas e cursos para mães e bebês", comentou.