Topo

"Mamãe, o que é sexo?" Veja como responder perguntas como essa

O melhor a fazer é não mentir e responder apenas o que está sendo perguntado - Getty Images
O melhor a fazer é não mentir e responder apenas o que está sendo perguntado Imagem: Getty Images

de Universa

08/02/2021 04h00Atualizada em 08/02/2021 10h26

Por volta dos 3 anos, a criança começa a entrar em sua fase genital e é bem comum que comece a explorar seus genitais, por exemplo. Por volta dos 7 anos, a curiosidade se volta para o mundo ao redor: como nascem os bebês? O que é sexo?

Nesse momento, é preciso agir com naturalidade, não mentir e responder sempre: mas apenas o que a criança estiver perguntando. Essas são algumas das dicas da sexóloga Ana Canosa no episódio de estreia da sexta temporada do podcast Sexoterapia. Se seu filho quiser saber o que é sexo, por exemplo, basta dizer que é uma coisa gostosa que só os adultos fazem. "Se isso satisfizer a curiosidade dele, não precisa falar mais nada, nem retomar o assunto", diz ela (veja conversa completa no vídeo abaixo).

A curiosidade da criança é progressiva. "A ficha vai caindo aos poucos. No começo, elas ficam satisfeitas com uma resposta simples. Depois, vão querendo saber mais", diz Ana. "Precisamos nos lembrar que a criança não tem a dimensão erótica dos adultos, então talvez o assunto seja muito mais constrangedor para você do que para ela."

No entanto, também é comum que crianças nessa faixa etária sintam muito nojo e não entendam como sexo pode ser algo prazeroso. "Se seu filho disser que acha sexo nojento, responda que não é, que é gostoso, mas que ele vai entender isso quando for mais velho, e que agora não precisa se preocupar com isso", diz Ana. Também é importante reforçar que sexo é algo que só os adultos fazem.

Para saber mais:

  • Livros: "Mamãe o que é sexo?", Lilian Macri; "Pipo e Fifi- prevenção de violência sexual na infância", Carolina Arcari e Isabela Santos
  • Site: Pipo e Fifi (https://www.pipoefifi.org.br), Lena Vilela (https://www.lenavilela.com.br)
  • Filme: Billy Eliot (2000)
  • Revista: Dossiê Superinteressante: "Como explicar o mundo para as crianças"

Acompanhe o Sexoterapia

Infância é o tema do primeiro episódio da sexta temporada do podcast Sexoterapia, que vai falar sobre a sexualidade nas diferentes fases da vida.

Nesse episódio, as apresentadoras Marina Bessa, jornalista, e Ana Canosa, sexóloga, recebem a escritora e podcaster Tati Bernardi.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição de áudio. Você pode ouvir Sexoterapia, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube —neste último, também em vídeo.