Topo

Móveis, aromas, cores e afins: 16 ideias para ter um quarto zen e relaxante

Faça do seu quarto seu refúgio: veja como torná-lo mais aconchegante - iStock
Faça do seu quarto seu refúgio: veja como torná-lo mais aconchegante Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

31/01/2021 04h00

O cômodo do descanso precisa ter uma pegada mais agradável, garantindo que as energias sejam renovadas com uma boa noite de sono. Nesse contexto, quanto mais zen e relaxante for o espaço, melhor! Para alcançar esse objetivo, vale tudo, da escolha correta do posicionamento e dos próprios móveis até intervenções cromáticas.

Pedimos ajuda à astróloga Luana Sudré, do Astrocentro, e à arquiteta Stephanie Toloi, para listar boas inspirações para transformar o quarto - do casal ou dos filhos - em verdadeiros espaços de paz e tranquilidade. As dicas propiciam um clima bem mais agradável e podem, também, controlar o fluxo de energia no ambiente.

Cama

O principal móvel precisa estar em "posição de comando", ou seja, que a pessoa deitada nela consiga visualizar tudo o que há no cômodo, inclusive a porta de entrada. "Essa posição gera energia de segurança", afirma Luana. A cama também não deve ter a cabeceira logo abaixo de uma janela, pois isso faz com que o ocupante do quarto seja mais vulnerável à traição.

Cabeceira

Cama encostada diretamente na parede pode causar insegurança, perda energética e até mesmo afetar a saúde física (se estiver apoiada na parede que divide quarto e banheiro). É por isso que a cabeceira se mostra indispensável, seja ela uma peça padrão ou alternativa customizada, como painel ou telas. Almofadas entre a cama e a parede, representando a peça padrão, igualmente garantem um sono tranquilo e reparador, mantendo a energia do corpo saudável.

Abaixo da cama

Manter itens guardados no vão entre piso e cama pode provocar confusão mental. O ideal é que nada seja guardado ali. Se a cama contar com gavetas ou baús na parte inferior, certifique-se em acomodar tudo de maneira organizada, guardando ali apenas tecidos - roupas de cama, toalhas de banho etc. Ao lado dos itens do enxoval, recomenda-se conservar três ametistas, para transmutação de energia.

Mesas de apoio

No quarto do casal, a dica é manter duas mesas de cabeceira, cada qual em um dos lados da cama. Isso proporciona equilíbrio no relacionamento. Se faltar espaço, tente incluir pelo menos prateleiras pequenas em ambos os lados. Detalhe: é importante que sejam na altura do colchão; nunca acima.

Suíte

Se o quarto contar com banheiro anexado, mantenha sempre a porta de acesso à área íntima fechada, já que o cômodo é um ladrão de energia, podendo afetar a prosperidade e a saúde dos moradores. Além da porta, vaso sanitário e ralos precisam ser igualmente tampados quando não estão em uso.

Móveis aconchegantes

Se o espaço permitir, é interessante manter no quarto móveis confortáveis, que tragam ainda mais aconchego: tapetes, poltronas ou sofás que "abracem". Puffs e almofadas ajudam essa trazer a sensação de conforto, assim como futons, que ainda podem ajudar nas atividades de meditação e yoga.

Enxoval

Por se tratar do cômodo do relaxamento, escolha roupas de cama que tenham textura e cores suaves, contribuindo para maior conforto e sensação de bem-estar.

Iluminação

Quartos com boa entrada de luz natural são acolhedores por natureza. Para a noite, a fim de deixar o cômodo mais tranquilo e relaxante, o ideal é apostar em iluminação indireta e amarela - a forte e branca tende a deixar os moradores mais agitados. O ambiente pode ter iluminação de forro, mas aconselha-se que seja dimerizada, permitindo controlar a intensidade. Arandelas e abajures de mesa ou piso são igualmente bem-vindos para um resultado aconchegante. "Lâmpadas de led RGB podem ser alternativa interessante, já que a cromoterapia pode ajudar no relaxamento", opina a arquiteta Stephanie Toloi.

Decoração

Não exagere em peças decorativas. Ali, menos significa mais no sentido de não ter muita informação para atrapalhar o relaxamento ou influenciar a energia do cômodo. Uma mandala de cores suaves, à frente da cama, proporciona tranquilidade durante o sono. Para equilibrar o relacionamento, mantenha dois quartzos rosa na mesa de cabeceira.

Espelhos

Para garantir o fluxo de boas energias no ambientes, eventuais espelhos no quarto não devem refletir os moradores deitados. Isso porque pode provocar desgaste energético e cansaço.

Janela

Outra questão: se a janela do cômodo estiver alinhada com a porta - ou seja, na mesma parede -, convém pendurar, entre as estruturas, um fio de luz ou cristal multifacetado no teto. Tal intervenção garante que a energia continue circulando bem.

Cores

A seleção cromática ajuda bastante. Por se tratar de uma área de repouso, tons pastel e claros são bastante indicados para as paredes. Aposte em de azul, verde, bege e cinza, também muito adequados. Se quiser explorar o vermelho — cor da paixão e da sensualidade, propícia para o quarto de casal —, opte por inclui-lo nos itens decorativos.

Aromas

Além das cores, os cheiros podem tornar o ambiente mais zen, oferecendo sensação de relaxamento e bem-estar. Vale apostar tanto em difusores de óleos essenciais, incensos ou velas aromatizantes. Cheirinhos de lavanda, camomila, hortelã e flor de laranjeira ajudam a relaxar, enquanto os de mel, rosas vermelhas e jasmins estimulam o relacionamento.

Sons

Um sistema de som ambiente, que reproduza músicas relaxantes, é igualmente sempre bem-vindo. Se possível, melhor optar por sistema embutido, já que a emissão dos sons se torna mais agradável aos ouvidos, sendo ideal para o relaxamento.

Plantas

Vegetação é outro item que pode deixar o quarto mais zen. Além de incrementarem a decoração, plantas têm a capacidade de melhorar a qualidade do ar, deixar o ambiente mais fresco e trazer uma sensação de calma e bem-estar. Mesmo se o espaço for limitado, vale organizar um cantinho para elas. Eucalipto e menta são boas indicações, assim como o jasmim, para o quarto do casal.

Filtro dos sonhos

Por fim, uma ótima ferramenta energética para garantir boa noite de descanso é o filtro dos sonhos. Pendurado no teto, na altura da cabeceira da cama, proporciona bons momentos oníricos.