Topo

Mercúrio está retrógrado de novo. O que o temido fenômeno faz a cada signo?

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

30/01/2021 04h00

A mais temida das retrogradações talvez seja a de Mercúrio, planeta pessoal que cuida da comunicação, dos transportes, aparelhos eletrônicos e veículos. Quando uma retrogradação acontece, ou seja, quando um planeta aparentemente está em movimento contrário no céu, é como se vivêssemos um período de reavaliação dos assuntos regidos por ele. "Toda retrogradação pede uma reavaliação. No caso de Mercúrio, devemos reavaliar os assuntos que tangem o planeta, principalmente a forma que nos comunicamos", conta a astróloga Sara Koimbra.

O trânsito tem início no dia 30 de janeiro e termina no dia 20 de fevereiro. Acontecendo no signo de Aquário, viveremos um momento de repensar a tecnologia, as informações, o coletivo e os ideais sociais. Sara explica que, por acontecer logo no começo do ano, poderemos sentir ainda mais intensamente essas propostas. "Alguns questionamentos levantados serão: como nos comunicamos na sociedade e o que isso nos traz? Nossa comunicação afasta ou aproxima? Traz ganhos ou danos?"

Sara destaca que a comunicação mais global e a facilidade de trocar informações será destaque. "Essa quantidade absurda de informações que estamos presenciando será questionada também. Será que nossas crianças estão conseguindo absorver e aprender? Estamos evoluindo ou retrocedendo? Nesse contexto de um exagero de informações, percebemos que nos afastamos em termos de coletividade", diz.

A grande conjunção

Por também acontecer em Aquário, a retrogradação de Mercúrio reforça a grande conjunção de Júpiter e Saturno no mesmo signo. O contexto social e a espiritualidade ganharão ainda mais destaque. Uma nova visão de responsabilidade deve vir à tona para avaliar como estamos inseridos dentro da sociedade e quais estruturas devem ser transformadas para um período mais empático e organizado.

"Porém, enquanto Saturno coloca limites e Mercúrio pede a reavaliação da comunicação, podemos perceber imposições e censuras sobre o que é dito. Se você estiver falando bobagem, principalmente na internet, alguém em situação de poder trará restrições e podas nesse sentido. Se a liberdade de expressão conquistada for nociva, ela será retirada", avalia a astróloga.

Desafios e aprendizados

Sara Koimbra destaca que os grandes desafios serão vivenciados principalmente por aqueles que não aceitarem reavaliarem sua comunicação. "Se continuarem falando o que desejam e não devem, grandes problemas podem acontecer", pontua. Veja abaixo a previsão para cada signo segundo a astróloga.

Áries

Áries, o primeiro signo do zodíaco, é individualista e luta pela própria sobrevivência. Quando a gente tem Mercúrio retrógrado em Aquário, é como se estivéssemos pedindo para o ariano ir contra sua natureza individualista e pensar no coletivo. Por isso, é a hora de Áries crescer racionalmente e se inserir no contexto macro de alguma forma. Pessoas deste signo podem se interessar mais pelas questões do coletivo e lutar por esses ideais de maneira impulsiva.

Touro

Vai ter sua capacidade de comunicação afetada em todos os sentidos. Taurinos podem sentir uma dificuldade enorme para se expressarem como gostariam, além de se sentirem um pouco mais reticentes em relação às mudanças, principalmente no trabalho. Não é um momento benéfico para alterações em questões importantes e será preciso tomar bastante cuidado. Como Touro rege a parte do pescoço, é bom cuidar de garganta, amígdalas e voz.

Gêmeos

Esse Mercúrio retrógrado em Aquário pede para que geminianos fiquem o mais longe possível de decisões importantes e estressantes, já que eles podem estar dispersos e divagando demais. Também será preciso tomar cuidado com o que é dito, já que a comunicação será especialmente afetada. Gêmeos pode transformar crenças pessoais em dogmas rígidos, totalmente o oposto da proposta desta retrogradação em Aquário. Por isso, os geminianos devem manter a mente bem aberta em relação ao sistema de pensamento e principalmente ter paciência em relação às potenciais falhas de comunicação.

Câncer

Câncer se envolve demais emocionalmente em relação às coisas e, quando Mercúrio está retrógrado em Aquário, evocando as reavaliações sobre o coletivo, cancerianos tendem a se envolver nos problemas de outras pessoas. Será preciso usar esse período para fazer uma reflexão interior e examinar a bagagem emocional. Busque disposição para pensar fora da caixa, confiar na intuição e se libertar das mágoas do passado!

Leão

Esse trânsito vai afetar o setor de relacionamentos dos leoninos, que podem sentir uma dificuldade na vida amorosa e afetiva de maneira geral. Tensões, discussões e desacordos com pessoas amadas podem ocorrer. Por isso será muito importante gerenciar as palavras, ouvindo mais e falando menos. Por outro lado, será uma oportunidade bacana de avaliar o quanto a empatia está envolvida nos relacionamentos, sair um pouco do ego e perceber os pontos de discórdia. Um pensamento racional e empático será necessário para favorecer os afetos.

Virgem

Os virginianos são os minuciosos do zodíaco, os detalhistas e mais organizados. Imagina um Mercúrio, planeta referente à comunicação, em retrogradação e os virginianos tendo que lidar com contratempos trazidos por Mercúrio? Depois de Gêmeos, Virgem é o signo que mais sofre com o trânsito. A dica que eu dou é melhorar os esforços diante dos planejamentos, porque haverá obstáculos nessa questão de organização. Que sejam mais flexíveis em relação ao tempo e façam tudo com a antecedência dobrada do que o usual.

Libra

Durante essa retrogradação, os librianos podem achar muito difícil ter novas ideias criativas, o que pode ser bastante frustrante. A dica é voltar no passado para buscar a inspiração que já existiu em algum momento. Ideias antigas não colocadas em prática podem ser elaboradas agora. Afinal, durante essa retrogradação, os librianos não estarão tão criativos como gostam, além de não receberem o estímulo intelectual desejado. O mesmo pode ser dito para a vida amorosa: não é o momento de tentar coisas novas, mas sim de revisar as questões do passado e deixar muito claro o que aconteceu.

Escorpião

As pessoas de escorpião podem sofrer com problemas de infância que virão à tona. Mercúrio retrógrado pedirá uma ênfase racional em todas as questões que envolvem superação. Por isso, será necessário reavaliar as próprias cicatrizes e mergulhar nas memórias que foram suprimidas. É uma grande oportunidade para Escorpião apaziguar desentendimentos com membros da família, amigos de longa data ou pessoas próximas. O objetivo será curar feridas emocionais!

Sagitário

Sagitarianos precisam tomar muito cuidado com a vida social, já que são de um signo mutável, que gosta de contextualizar e ter trocas intelectuais. Caso contrário, tudo pode virar uma confusão, principalmente o que é dito por Sagitário. As ideias não serão bem elaboradas no período. Portanto, é melhor que sejam mais ouvintes do que comunicadores durante a retrogradação de Mercúrio. Ficar quietinho pode ser o desafio do período, que pede a reavaliação da comunicação, principalmente digital.

Capricórnio

Será preciso tomar muito cuidado com o que for comprar, principalmente itens de tecnologia e eletrônicos. Compras pela internet também merecem cautela. Caso contrário, a compra pode vir trocada, não chegar ou não agradar. As finanças merecem atenção com Mercúrio retrógrado, que bagunça o orçamento. Muito cuidado com dinheiro movimentado no banco, PIX e orçamento mensal. A parte racional também estará bagunçada, pedindo resguardo e introspecção.

Aquário

A retrogradação vai estar acontecendo dentro de Aquário, por isso o signo vai sentir de maneira mais forte o trânsito, principalmente na comunicação. Pessoas cheias de ideias fortes, excêntricas e livres, os aquarianos sentirão uma névoa na cabeça, que traz a sensação de incapacidade de formar pensamentos sólidos. Então, a dica é relaxar em vez de tentar superar, a todo custo, essa dificuldade. Enquanto essa pausa mental acontece, será interessante reavaliar as noções pré-concebidas e os ideais que carregam.

Peixes

Os piscianos podem entrar em uma busca pessoal por iluminação, que vai se alinhar com essa questão do coletivo trazida por Aquário. Vão também reavaliar a dissolução do próprio ego e as contribuições para o coletivo. Dica: em vez de se cansarem com preocupações superficiais, tentem se conectar com os próprios pensamentos, tentando achar meios de concretizar o que é idealizado de uma maneira não tão fantasiosa e dogmática. Que seja num contexto mais pé no chão e de conexão com o todo. O convite à introspecção será notável e será positivo para ver sua contribuição social e espiritual de maneira mais concreta.

Camila Eiroa, colaboração para Universa.

Leia também:

Como se preparar e o que esperar dos 4 eclipses do ano, segundo astróloga

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/01/24/eclipses-em-2021-saiba-quando-acontecem-e-quais-serao-seus-efeitos.htm

Satanáries, Sagiotário, Peixorão... Vamos falar de bullying astrológico?

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/01/21/satanaries-sagiotario-peixorando-vamos-falar-de-bullying-astrologico.htm

Com regência de Vênus, 2021 instiga revisão de valores e relacionamentos

https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2021/01/14/com-regencia-de-venus-2021-instiga-revisao-de-valores-e-relacionamentos.htm