Topo

Quer engravidar? Descubra períodos mais favoráveis, baseados na lua

Veja os períodos mais propícios para engravidar Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

25/01/2021 04h00

Como a lua afeta as marés, graças à sua força gravitacional, também acredita-se que o satélite influencie gestações, partos e até características dos bebês.

"Faz todo sentido considerarmos que a lua também rege nosso corpo, constituído por 70% de água. No caso das grávidas, os níveis de água são ainda maiores devido à presença do líquido amniótico. Por isso, é tão importante a mudança da lua para a gravidez", argumenta o astrólogo Brendan Orin, especialista do Astrocentro.

Não à toa, o ciclo lunar, que compreende todas as fases da lua, dura em média 29,5 dias, praticamente o mesmo período do intervalo de uma menstruação para outra, que é de 28 dias. Tal sincronia reforça a visão de que o satélite é um símbolo de feminilidade.

Influência na fertilidade

Segundo a crença popular, o melhor momento para engravidar é durante a lua cheia, período em que a mulher está em seu período mais fértil. "Geralmente, quanto mais próximo da lua cheia for, mais 'poder' a mulher tem", comenta Brendan.

É claro que ajuda bastante se a mulher estiver ovulando, o que pode ser acompanhado no calendário lunar: se a menstruação acontecer na lua nova, deve ovular na cheia.

Luas mais propícias para parto

Conforme observa o astrólogo Brendan Orin, as fases da lua tendem a refletir no tipo e características do parto.

A lua nova, por exemplo, é favorável para mulheres que sonham com um parto natural sem imprevistos. "Quanto mais luz a lua recebe, maior é a nossa conexão com os instintos e mais agitados ficamos. No caso da lua nova, com pouca luz, nosso estado emocional tende a ficar mais relaxado, o que facilita a ocorrência de um parto mais tranquilo", explica.

A fase crescente também é tida como excelente para partos naturais, a ponto de as gestantes programarem o nascimento para esse momento. "Dá mais forças para a mãe do que a lua nova, sem deixar o corpo tão estressado e os instintos de sobrevivência tão em alta, como acontece na lua cheia. A crescente ainda abençoa todos os ciclos em seu início, então também indica que o bebê será forte e saudável", continua Brendan.

Falando em lua cheia, ela não costuma ser uma boa ocasião para partos. Segundo o astrólogo, é nessa ocasião que ocorre boa parte dos nascimentos prematuros e emergenciais - e, consequentemente, difíceis e até demorados. Isso porque a tendência é o corpo ficar mais agitando e sangrar acima do normal.

Enquanto isso, a minguante é a fase que tende a concentrar menor número de partos e, quando ocorrem, não são tão tranquilos. "É a lua com menor força, a lua da velha, que relaxa os ciclos e representa a deusa que está partindo para a morte. O corpo reage menos na fase, inclusive às contrações", diz Brendan.

Para quem planejar um parto normal e esperar a bolsa estourar, é possível fazer um cálculo da possível data, considerando as fases da lua. Neste caso, basta marcar no calendário em qual fase da lua ocorreu a última menstruação. Depois, é só contar nove ciclos lunares. O parto ocorrerá na mudança de lua.

Sexo do bebê pode ser antecipado

Levando em conta a energia da lua, também se consegue vislumbrar qual será o sexo da criança. De acordo com o astrólogo, nas luas crescente e cheia, aumentam a intuição, a introspecção, a fertilidade e a empatia. "Isso deixa o poder feminino em evidência, facilitando e atraindo a energia destes novos seres", comenta.

Já na lua minguante, o poder feminino mingua, ou seja, essa energia sofre uma baixa, dando espaço ao sexo oposto. Assim, para quem quiser ter uma menina, o ideal é que a fecundação aconteça durante uma lua crescente. "Mas se o sonho é por um menino, a concepção deve acontecer na fase minguante", recomenda o astrólogo do Astrocentro.

Prevendo a personalidade

Brendan conta que, a partir do momento que se escolhe a lua para o parto acontecer, indiretamente define-se parte da personalidade do bebê:

  • Lua nova: os bebês nascidos nesta fase tendem a ser cheios de energia e disposição, curiosos, criativos e sem medo de desafios.
  • Lua crescente: as crianças devem fazer amigos e aprender com bastante facilidade e sempre vão terminar tudo o que começam.
  • Lua cheia: quem nasce nesta lua costuma ser mais emotivo e amável, mas com muita força de vontade para vencer, com gosto especial pela aventura.
  • Lua minguante: se o seu parto ocorrer nesta fase, a tendência é o filho ser concentrado e motivado pela energia da superação, comprometido com tudo o que se propõe, sem se abalar com situações negativas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Quer engravidar? Descubra períodos mais favoráveis, baseados na lua - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Alto Astral