PUBLICIDADE

Topo

Moda

Um vestido, 2 pedidos de impeachment: Nancy Pelosi repete look contra Trump

Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos - Getty Images
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos Imagem: Getty Images

De Universa

14/01/2021 12h37

Para a votação da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos sobre o impeachment de Donald Trump, que ocorreu ontem (13) em Washington (que foi aprovado e agora segue para análise no senado), Nancy Pelosi usou o mesmo vestido que escolheu para a primeira votação de impeachment do presidente, que aconteceu em dezembro de 2019.

Nancy Pelosi usou o mesmo vestido e o mesmo colar em ambas as votações de impeachment de Donald Trump - Getty Images - Getty Images
Nancy Pelosi usou o mesmo vestido e o mesmo colar em ambas as votações de impeachment de Donald Trump
Imagem: Getty Images

Para ambas ocasiões, a presidente da câmara escolheu um vestido preto, na altura dos joelhos, de manga três quartos. O colar também foi o mesmo, deixando seu visual quase idêntico. A principal diferença está na máscara floral, que permaneceu sobre o seu rosto durante toda a votação. De acordo com Carla Lemos, autora do livro Use a Moda A Seu Favor, a repetição foi proposital.

"Ela tem um histórico de usar a moda a seu favor e de passar mensagens através dos looks. Neste caso, a ideia foi afirmar que as duas ações estão conectadas, mostrando a continuidade do processo".

Carla relembra ainda outro evento no qual a moda foi usada como um protesto silencioso contra Trump. No primeiro discurso do presidente no Congresso, 66 congressistas mulheres do Partido Democrata usaram roupas brancas. A cor é símbolo do movimento sufragista, que lutou pelo direito das mulheres ao voto no final do século XIX — e neste caso foi usada para representar a resistência feminina contra retrocessos nas conquistas de direitos.

Congressistas vestem branco durante o discurso de Donald Trump  - AFP - AFP
Congressistas vestem branco durante o discurso de Donald Trump
Imagem: AFP

No Twitter, usuários comentaram sobre o look repetido por Nancy e a imprensa americana chegou a chamar a peça de "vestido da sorte".

"Nancy Pelosi tem um look oficial de impeachment!"

"Nancy Pelosi usando o mesmo vestido para ambos os impeachments é um nível que eu sonho em alcançar".

Relembre os trâmites

Trump foi acusado pelos congressistas de "incitação à insurreição" após a invasão ao Capitólio no último dia 6, que deixou cinco mortos. O presidente incentivou que seus apoiadores marchassem a Washington na intenção de impedir a cerimônia que ocorria na data, de oficialização de Joe Biden como novo presidente do país.

Na votação de ontem, todos os 222 deputados democratas votaram a favor do afastamento de Trump. Entre os republicanos, que no ano passado votaram contra a retirada de Trump do poder, dez dos 211 parlamentares votaram pelo impeachment. O placar final ficou em 232 a 197, com quatro abstenções republicanas.

Nancy, que abriu o debate, disse que não estava tomando as medidas necessárias com alegria. "Não me dá prazer fazer isso, parte meu coração. Isso deve partir o coração de todos nós", disse, antes de classificar Trump como um "perigo claro para a nação".

Moda