Topo

Lua nova em Capricórnio intensifica desejo de mudanças neste novo ano

Lua nova em Capricórnio: prepare-se, o ano está apenas começando - Getty Images
Lua nova em Capricórnio: prepare-se, o ano está apenas começando Imagem: Getty Images

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

13/01/2021 04h00

Estamos recebendo as energias da primeira Lua nova de 2021, lunação responsável pelo começo de um novo ciclo que dura 28 dias. Como em toda fase nova, a Lua se encontra no mesmo signo em que está o Sol, neste caso, em Capricórnio. O sentimento de renovação, normal em começos de ano, é potencializado com as energias deste signo tão focado em evoluir, prosperar e colher os frutos de seus esforços.

Enquanto a Lua fica entre o Sol e a Terra, o que nos leva a não enxergá-la no céu, ela ativa Plutão, intensificando ainda mais o sentimento de renovação e a necessidade de transformação neste momento. Segundo Barbara Abramo, é um momento de buscar mais segurança nos setores social e econômico. Outras movimentações astrais acontecem nestes dias, como é o caso de Urano em movimento direto dia 14, indicando mais mudanças nos nossos costumes.

Naturalmente, a fase nova é aquela que nos permite dar um reset em padrões principalmente emocionais, abrindo espaço para começar novas jornadas com pique e ânimo. O velho definitivamente deve morrer para abrir espaço às coisas novas que precisam germinar. Por isso, é uma oportunidade potente para enxergar nossos objetivos e traçar planos para concretizá-los, ainda mais com Capricórnio dando aquela força.

Quem gosta de se guiar pelos astros, pode aproveitar o momento para planejar 2021, apontar metas e repensar a maneira de se colocar no mundo. Novos hábitos e novas parcerias também podem ser traçados a partir do dia 13 de janeiro.

Veja abaixo como aproveitar a primeira Lua nova de 2021!

Ano novo, rotina nova

Está desde 2020 prometendo uma nova rotina de alimentação, de exercícios ou até de trabalho? A Lua nova é o momento perfeito para você parar de procrastinar e começar de uma vez por todas seus planos de cuidar melhor do seu corpo, da sua saúde e da sua rotina. Que tal fazer um cardápio mais saudável para o dia 13? Ou então, fazer aquela caminhada ou pedalada que seu corpo espera há meses? O importante é não criar uma rotina que não seja condizente com a sua realidade, ok? Assim, fica mais fácil segui-la e não desanimar logo no começo.

Limpando medos

Na fase nova, a Lua não está aparente no céu e naturalmente algumas coisas que estavam na obscuridade podem vir à tona. Para alguns signos, principalmente os de elemento ar, medos e receios podem invadir o mental. Por isso, a melhor coisa a fazer nesta lunação é trazer à tona as inseguranças para ressignificá-las. Uma dica? Escreva aquilo que assombra seus pensamentos em um papel, pegue uma vela escura, acenda e deixe cair a cera em cada palavra, apagando o que está escrito. Enquanto isso, mentalize todos aqueles sentimentos sendo banidos de sua vida. Depois, você pode queimar o papel ou enterrá-lo.

Se adaptando às demandas

Signos de terra podem ganhar uma demanda mais pesada de trabalho a partir da segunda quinzena de janeiro, graças à lunação em Capricórnio. No geral, é um momento de trabalhar mais duro para conquistar o que é preciso, o que torna necessário delimitar horários e lugares de trabalho, principalmente se é home office. Caso contrário, os momentos de bem-estar podem se tornar extensões das tarefas, trazendo estresse, cansaço e até sobrecarregando seu corpo. Ainda que a Lua nova traga vontade de colocar a mão na massa, saiba respeitar o tempo de cada coisa.

Surpresas e novidades no amor

Logo após a lunação em Capricórnio, Vênus e Urano formam um trígono benéfico para as relações amorosas. Como a principal energia da Lua nova é a renovação, aposte em programas diferentes, surpresas e novidades com seu amor. Caso não tenha uma relação, talvez seja a hora de se abrir para novas descobertas afetivas e pessoas que podem aparecer de maneira surpreendente na sua vida. Abra o olho e o coração! Saturno também está presente no momento astral, se preparando para uma conjunção com o Sol. Ele envia energia de amadurecimento aos relacionamentos estáveis. Hora de firmar compromissos!

Finanças em dia

Quem gosta de começar o ano com dívidas? Ninguém! Por estarmos em uma lunação de Capricórnio, o assunto finanças entra em pauta, assim como a organização. É um ótimo momento para rever dívidas, contas a pagar (como parcelamentos, por exemplo) e responsabilidades financeiras. Com tudo no papel, planeje-se para não acumular dívidas em 2021 e trace metas de pagamentos que sejam favoráveis. Ah! Que tal rever os gastos com o cartão de crédito também?

Erros do passado nunca mais

A Lua nova sempre traz uma chance de observarmos aquilo que não condiz mais com a nossa realidade e que não queremos levar para o próximo ciclo lunar, a fase de semear com a Lua crescente. Por isso, aproveite a energia da lunação do dia 13 para refletir sobre seus erros do passado, os aprendizados que tirou do que não deu certo e mude atitudes que não fazem mais sentido. Se precisar se desculpar por algum acontecimento, principalmente em relações pessoais, a hora é agora. Não carregue culpa nem erros para este ano que está só começando!

Perceba seus limites

Em Capricórnio, a Lua está em seu exílio. Ou seja, o signo traz características opostas às da Lua. Enquanto Capricórnio traz mais racionalidade, a Lua traz mais sentimento. Um momento que poderia ser dito como contraditório para muitos, na verdade traz a chave para perceber nossos limites, principalmente os emocionais, ainda que de maneira desafiadora. Sendo assim, a lunação permite perceber todos os lugares e relações onde não nos encaixamos mais ou que nos fazem ultrapassar nossos limites de maneira nada saudável. Identificou na sua vida essas situações? É a hora de dar um basta!