PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Calendário lunar de 2021: como tirar proveito de todas as fases da lua

Calendário lunar de 2021: as trocas de lua e as fases mais potentes observação - Getty Images
Calendário lunar de 2021: as trocas de lua e as fases mais potentes observação Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

10/01/2021 04h00

O único satélite natural da Terra exerce influência direta não apenas no planeta, mas também no corpo físico, mente e espírito de todas as pessoas. Assim, conhecer cada fase da lua e entender como elas refletem permite aproveitar o poder e energia que emanam para impulsionar metas individuais e tirar proveito no dia a dia.

"Todas as luas possuem energias e transmitem fortes influências, cada qual em uma área", pontua Yara Vieira, astróloga do Astrocentro. Como ela lembra, o satélite também é símbolo da feminilidade e suas fases são ligadas aos ciclos menstruais - duram, inclusive, quase o mesmo tempo: 29,5 e 28 dias, respectivamente.

A influência das fases

Segundo Yara, as fases têm características e energias próprias, capazes de influenciar determinados setores da vida. Resumidamente, é possível dizer que:

  • Lua nova: é o momento do plantio, ideal para pensar em projetos profissionais, engravidar e fazer cobranças.
  • Lua crescente: com energia do desenvolvimento, trata-se do melhor momento para lançar projetos elaborados na fase anterior, fazer cursos, iniciar relacionamentos e cortar o cabelo (se quiser que cresça).
  • Lua cheia: é boa para plantar, fazer apresentações em público e ter encontros amorosos. Aqui, a energia é mais para o lado da expressão.
  • Lua minguante: boa para começar dietas, recorrer a tratamentos de beleza e encerrar relacionamentos desgastados. A influência é para a conclusão de pendências.

"Além da energia diferente de cada fase, cada ciclo lunar nos enche de sabedoria e força para lidar com novas oportunidades do ciclo seguinte", pontua Yara.

As luas no novo ano

O 2021 começa sob lua cheia (a partir de 30/12, às 00:30:24). Apesar disso, os primeiros dias do ano já estarão direcionados para a energia da minguante, que tem início em 6 de janeiro (às 06:38:35).

"É um cenário mais calmo, tranquilo e bastante positivo para analisarmos o nosso passado, nos erros e acertos, para que, no futuro, sejamos uma versão melhor do que fomos", diz Yara.

O ano também será marcado pela ocorrência dupla das chamadas "superluas", nos dias 27 de abril e, depois, em 26 de maio.

"Nessas ocasiões, a lua cheia fica com o ponto de órbita muito perto da Terra. Essa proximidade faz com que o satélite fique maior e mais brilhante. Durante esses dias, podemos esperar que nossa intuição aflore. A superlua proporciona uma energia de transformação", explica a astróloga.

Outra ocorrência curiosa no céu é o registro de duas luas minguantes em um mesmo mês - no caso, em 1º e 31 de julho. Segundo Yara, trata-se de um cenário atípico, mas que não oferece nada de especial, a partir do ponto de vista astrológico.

Como tirar proveito de cada fase em 2021

A seguir, a astróloga Yara Vieira explica como receber a energia do satélite em todas as ocorrências do ano.

Lua nova: comece a planejar

Em 2021: 13 de janeiro, 11 de fevereiro, 13 de março, 11 de abril, 11 de maio, 10 de junho, 9 de julho, 8 de agosto, 6 de setembro, 6 de outubro, 4 de novembro e 4 de dezembro.

A fase em que a lua fica entre o sol e a Terra (e por isso quase não é percebida, pois a parte enxergada daqui não recebe luz solar) é a que abre um ciclo lunar. "É quando temos a oportunidade de começar tudo do zero, com energias renovadas", aponta Yara.

A lua nova favorece o surgimento de projetos e oferece coragem para as pessoas traçarem metas e darem os primeiros passos em direção aos próprios objetivos.

Durante essa fase, a tendência é de mais calma e menos preocupação e ansiedade. Por outro lado, pode intensificar sentimentos individualistas.

Lua crescente: tempo de agir

Em 2021: 20 de janeiro, 19 de fevereiro, 21 de março, 20 de abril, 19 de maio, 18 de junho, 17 de julho, 15 de agosto, 13 de setembro, 13 de outubro, 11 de novembro e 10 de dezembro.

Depois da lua nova que é perfeita para projetos, a crescente se mostra o melhor momento para agir. Igualmente recomenda-se retomar planos que foram deixados de lado.

"Essa fase pode fazer a pessoa se sentir mais disposta e agitada, mostrando iniciativa em correr atrás dos próprios sonhos", comenta Yara. Além da proatividade em alta, a lua crescente aumenta a criatividade.

Lua cheia: colheita à vista

Em 2021: 28 de janeiro, 27 de fevereiro, 28 de março, 27 de abril (superlua), 26 de maio (superlua), 24 de junho, 23 de julho, 22 de agosto, 20 de setembro, 20 de outubro, 19 de novembro e 19 de dezembro.

Na fase em que a lua recebe integralmente a luz solar e, assim, fica completamente visível, quem se esforçou anteriormente vai colher os frutos do trabalho.

"A lua cheia é a que mais mexe com a natureza, desde marés e plantas, e até com a emoção humana. Por isso é comum ficar com as emoções à flor da pele e ter mais preocupação", observa Yara.

O amor também é favorecido nesse período, com o romantismo se intensificando. Ainda por conta do período sociável, é bom momento para trabalho em equipe.

Lua minguante

Em 2021: 6 de janeiro, 4 de fevereiro, 5 de março, 4 de abril, 3 de maio, 2 de junho, 1 de julho, 31 de julho, 30 de agosto, 28 de setembro, 28 de outubro, 27 de novembro e 26 de dezembro.

Última das fases, que fecha o ciclo lunar, a lua minguante é vista como momento ideal para finalizar projetos, se recolher e relaxar. Refletir sobre hábitos, relacionamentos e sentimentos também é algo benéfico, permitindo escolher o que levar adiante.

"O social não é muito favorecido durante a minguante, fazendo com que tudo fique mais no íntimo e no privado. Tanto a energia quanto o ritmo diminuem, por isso é melhor poupar energias e se preparar para o próximo ciclo", continua a astróloga.

Rituais para aproveitar a potência das luas

A seguir, Yara Vieira ensina maneiras de tirar proveito das energias lunares.

  • Para conquistas na lua nova: em um papel, escreva tudo que quer conquistar. Em seguida, crie um altar para a lua com velas pretas e pedras do seu elemento, de acordo com seu signo. Quando a noite cair, leia a carta que escreveu para a lua nova e, depois, coloque o papel no altar e mantenha ali até que seus desejos se realizem.
  • Para atrair prosperidade na lua crescente: sente-se no chão, colocando ao redor uma vela azul escuro, grãos (de qualquer tipo) e uma nota de dinheiro (quanto maior o valor, melhor). Acenda a vela e comece a mentalizar o que deseja. Ao final, guarde a nota de volta na carteira.
  • Atrair o poder sexual da lua cheia: crie um altar, incluindo nele uma vela cor-de-rosa, uma taça com água até o topo e uma rosa vermelha. Em seguida, acenda a vela e coloque-a ao lado da taça. Mentalize sua sexualidade e sedução. Quando a vela terminar de queimar, prepare um banho com a água da taça e as rosas, misturando-as. No fim da ducha higiênica diária, jogue o banho de rosas sobre seu corpo.

Alto Astral