Topo

Horóscopo

Calendário lunar de 2023: como tirar proveito de todas as fases da lua

Calendário lunar de 2023: as trocas de lua e as fases mais potentes observação - iStockphoto
Calendário lunar de 2023: as trocas de lua e as fases mais potentes observação Imagem: iStockphoto

Colaboração para Universa

06/01/2023 04h00

O único satélite natural da Terra exerce influência direta não apenas no planeta, mas também no corpo físico, mente e espírito de todas as pessoas.

Assim, conhecer cada fase da lua e entender como elas refletem permite aproveitar o poder e energia que emanam para impulsionar metas individuais e tirar proveito no dia a dia.

Quais são as fases da lua?

  • Lua nova: é o momento do plantio, ideal para pensar em projetos profissionais, engravidar e fazer cobranças;
  • Lua crescente: com energia do desenvolvimento, trata-se do melhor momento para lançar projetos elaborados na fase anterior, fazer cursos, iniciar relacionamentos e cortar o cabelo (se quiser que cresça);
  • Lua cheia: é boa para plantar, fazer apresentações em público e ter encontros amorosos. Aqui, a energia é mais para o lado da expressão;
  • Lua minguante: boa para começar dietas, recorrer a tratamentos de beleza e encerrar relacionamentos desgastados. A influência é para a conclusão de pendências.

As luas no novo ano. 2023 começa sob lua crescente. Apesar disso, os primeiros dias do ano já estarão direcionados para a energia da cheia, que tem início em 6 de janeiro.

O ano também será marcado por:

  • dois eclipses lunares, nos dias 5-6 de maio e 28-29 de outubro;
  • duas superluas, nos dias 1º e 31 de agosto;
  • uma lua azul, apelido dado à segunda lua cheia do mesmo mês, em 31 de agosto.

Como aproveitar cada fase da lua em 2023. Yara Vieira, astróloga do Astrocentro, explica como receber a energia do satélite em todas as ocorrências do ano.

Lua nova

Em 2023: 21 de janeiro, 20 de fevereiro, 21 de março, 20 de abril, 19 de maio, 18 de junho, 17 de julho, 16 de agosto, 14 de setembro, 14 de outubro, 13 de novembro e 12 de dezembro.

A fase em que a lua fica entre o sol e a Terra (e por isso quase não é percebida, pois a parte enxergada daqui não recebe luz solar) é a que abre um ciclo lunar. "É quando temos a oportunidade de começar tudo do zero, com energias renovadas", aponta Yara.

A lua nova favorece o surgimento de projetos e oferece coragem para as pessoas traçarem metas e darem os primeiros passos em direção aos próprios objetivos. Durante essa fase, a tendência é de mais calma e menos preocupação e ansiedade. Por outro lado, pode intensificar sentimentos individualistas.

Lua crescente

Em 2023: 28 de janeiro, 27 de fevereiro, 28 de março, 24 de abril, 27 de maio, 26 de junho, 25 de julho, 24 de agosto, 22 de setembro, 22 de outubro, 20 de novembro e 19 de dezembro.

Depois da lua nova que é perfeita para projetos, a crescente se mostra o melhor momento para agir. Igualmente recomenda-se retomar planos que foram deixados de lado.

"Essa fase pode fazer a pessoa se sentir mais disposta e agitada, mostrando iniciativa em correr atrás dos próprios sonhos", comenta Yara. Além da proatividade em alta, a lua crescente aumenta a criatividade.

Lua cheia

Em 2023: 06 de janeiro, 05 de fevereiro, 07 de março, 06 de abril, 05 de maio, 04 de junho, 03 de julho, 01 e 30 de agosto, 29 de setembro, 28 de outubro, 27 de novembro e 26 de dezembro.

Na fase em que a lua recebe integralmente a luz solar e, assim, fica completamente visível, quem se esforçou anteriormente vai colher os frutos do trabalho. O amor também é favorecido nesse período, com o romantismo se intensificando. Ainda por conta do período sociável, é bom momento para trabalho em equipe.

"A lua cheia é a que mais mexe com a natureza, desde marés e plantas, e até com a emoção humana. Por isso é comum ficar com as emoções à flor da pele e ter mais preocupação", observa Yara.

Lua minguante

Em 2023: 14 de janeiro, 13 de fevereiro, 14 de março, 13 de abril, 12 de maio, 10 de junho, 9 de julho, 8 de agosto, 6 de setembro, 6 de outubro, 5 de novembro e 5 de dezembro.

Última das fases, que fecha o ciclo lunar, a lua minguante é vista como momento ideal para finalizar projetos, se recolher e relaxar. Refletir sobre hábitos, relacionamentos e sentimentos também é algo benéfico, permitindo escolher o que levar adiante.

"O social não é muito favorecido durante a minguante, fazendo com que tudo fique mais no íntimo e no privado. Tanto a energia quanto o ritmo diminuem, por isso é melhor poupar energias e se preparar para o próximo ciclo", continua a astróloga.

Rituais para aproveitar a potência das luas

  • Para conquistas na lua nova: em um papel, escreva tudo que quer conquistar. Em seguida, crie um altar para a lua com velas pretas e pedras do seu elemento, de acordo com seu signo. Quando a noite cair, leia a carta que escreveu para a lua nova e, depois, coloque o papel no altar e mantenha ali até que seus desejos se realizem;
  • Para atrair prosperidade na lua crescente: sente-se no chão, colocando ao redor uma vela azul escuro, grãos (de qualquer tipo) e uma nota de dinheiro (quanto maior o valor, melhor). Acenda a vela e comece a mentalizar o que deseja. Ao final, guarde a nota de volta na carteira;
  • Atrair o poder sexual da lua cheia: crie um altar, incluindo nele uma vela cor-de-rosa, uma taça com água até o topo e uma rosa vermelha. Em seguida, acenda a vela e coloque-a ao lado da taça. Mentalize sua sexualidade e sedução. Quando a vela terminar de queimar, prepare um banho com a água da taça e as rosas, misturando-as. No fim da ducha higiênica diária, jogue o banho de rosas sobre seu corpo.

Cristais para atrair boas energias

Kit com 10 pedras naturais

Kit estátua de Buda + castiçal + pedras dos chakras

Bonsai Pedra 7 chakras

Pêndulo de cristal de quartzo

A gente escolhe cada produto criteriosamente, de forma independente, e checa os preços na data da publicação (ou seja, podem variar!). Ao comprar pelo nosso link, ganhamos uma comissão, mas você não paga a mais por isso.

Horóscopo