Topo

Pétala Barreiros acusa Marcos Araújo de agressões e divulga vídeos

De Universa

31/12/2020 17h10

A influenciadora Pétala Barreiros publicou em seu Instagram uma série de vídeos em que relata agressões físicas sofridas durante o relacionamento que teve com o empresário do ramo musical Marcos Araújo, que trabalha com nomes como Alok, Luan Santana e Gusttavo Lima. Em atualizações na rede social feitas na tarde desta quinta-feira (31), ela aparece em uma delegacia de polícia, onde diz que tentou fazer uma denúncia mas não foi acolhida pelos agentes do local. Pétala também mostrou prints de ameaças que vem sofrendo de usuários da rede social.

Pétala é ex-parceira de Marcos, dono da empresa de gerenciamento de artistas Audiomix, com quem tem dois filhos: Lorenzo, de 6 anos, e Lucas, de um mês de vida. Em uma das gravações publicadas no feed do Instagram na quarta-feira (30), a influenciadora aparece chorando, mostrando uma marca de mordida em seu braço, que atribui a Araújo.

Pétala recebeu apoio de pessoas públicas, como Romana Novais (esposa de Alok), Evelyng Regly, Mileide Mihaile, e anônimas na rede social. Os vídeos têm mais de 1 milhão de visualizações cada um.

Araújo, por sua vez, usou sua conta para divulgar comprovantes de transações bancárias para a mãe de Pétala, além do pagamento de plano de saúde para ela e os filhos do ex-casal. "Não é justo ver tudo e qualquer tipo de exposição mentirosa e equivocada. Não é justo diante dos meus filhos, para quem ofereço e proporciono tudo com amor", disse o empresário, em seu perfil no Instagram.

Veja abaixo os vídeos publicados por Pétala e os Stories em que ela detalha as situações que viveu com Marcos. Em parte do vídeo, ela comenta sobre a atual namorada dele, a apresentadora Livia Andrade, e pede para que ninguém a ataque. As imagens podem ser sensíveis por mostrarem momentos de discussão entre Pétala e Araújo.

Pétala Barreiros publica vídeos de agressões no Instagram

"É lamentável ter que expor tudo isso dessa forma. Nunca foi o que eu quis". É com essas frases que Pétala Barreiros postou um trecho de vídeo em que aparece em um avião, ao lado de Marcos Araújo, e narra um episódio de agressão física que sofreu do empresário.

Pra vocês entenderem o vídeo: eu queria sentar no corredor do avião, mas ele achou que tinha um homem me olhando. Achei engraçado porque eu não tinha visto ninguém, comecei a brincar e fazer cócegas nele, nisso ele me mordeu com muita raiva, diz Pétala.

Na gravação, Marcos pede para ver o machucado repetidamente, e a influenciadora diz para que ele se afaste dela.

Em resposta aos trechos, ela recebeu apoio e acolhimento de mulheres. "Força! Estamos com você!", escreveu Romana Novais. "Força, Pétala! Isso tudo vai passar", deixou a influenciadora Evelyn Regly. "Deus te cubra de proteção, força e saúde", escreveu a influenciadora Mileide Mihaile.

Nos Stories, Pétala comenta que passou a identificar situações abusivas dentro do relacionamento, que durou dos 14 aos 21 anos da influenciadora. Ela diz que conheceu o empresário a casa de shows Villa Mix, em Goiânia, e que ele foi seu primeiro namorado.

Nesta semana, a influenciadora já havia ido à rede social para falar de rumores de traição de Marcos; o que, segundo ela, também teria sido uma das motivações para que o relacionamento acabasse.

Após o fim da relação, ela afirma que começou a fazer terapia, o que a levou a interpretar situações vividas com o ex-parceiro como abusivas. "Dos meus 14 até os 21 anos, eu vivi uma história que não foi um conto de fadas, passei por muitos traumas psicológicos, e até hoje eu faço terapia", afirma.

"Eu era muito criança, não sabia nem o que era um relacionamento abusivo. Não se falava muito nisso. É um assunto que a gente vem trazendo hoje em dia, pra enxergar melhor. Eu só fui descobrir com terapia, que abriu meu olho para coisas que eu achava que era normal."

O que é um relacionamento abusivo

Situações em que um dos envolvidos tenta controlar o outro, episódios de violência (física, psicológica, financeira, etc.) configuram relacionamentos abusivos, como explicou a terapeuta de casais Marina Vasconcellos em entrevista para Universa em junho.

Controlar senhas de celular, horários da rotina e tentar impor comportamentos para o outro, entre outras atitudes violentas, fazem parte de uma relação onde o abuso de um par sobre o outro se instaura. É comum que o casal viva ciclos, de tensão, crise e, então, "lua de mel".

Identificar um relacionamento abusivo é uma das primeiras medidas para conseguir sair dele. O apoio de familiares, amigos, psicólogos, ou orientação e suporte de mulheres que superaram os acontecimentos são fundamentais.

A divulgação das cenas

Pétala afirmou que está sofrendo ameaças pelo fato de ter trazido as cenas à tona. Ao mesmo tempo, disse que poderia ser desacreditada caso não houvesse gravado as imagens dela com Araújo. "É difícil reviver tudo isso, é difícil saber que se eu não tivesse esses vídeos talvez muitas pessoas não acreditariam", explica a influenciadora no Instagram.

Advogadas ouvidas por Universa explicam que é cada vez mais comum o movimento de mulheres expondo agressores ou assediadores nas redes sociais. Por um lado, avaliam as especialistas, a medida pode incentivar o registro da queixa formal por parte delas; por outro, é preciso tomar alguns cuidados para que a mulher não seja legalmente afetada e sofra alguma ação penal por dar informações sobre o homem em questão.

Universa entrou em contato pelo Instagram com Marcos Araújo e com Pétala Barreiros para se posicionarem sobre o caso. Também ligamos para a assessoria jurídica do empresário, em número informado em seu Instagram, mas não tivemos sucesso. O espaço permanece aberto para Pétala e Marcos se pronunciarem.