Topo

Por um 2021 melhor, saiba o que não pode faltar nos rituais de fim de ano

Lentilha: a leguminosa é obrigatória para quem deseja ganhar dinheiro e ter prosperidade nos próximos 12 meses - iStock
Lentilha: a leguminosa é obrigatória para quem deseja ganhar dinheiro e ter prosperidade nos próximos 12 meses Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

25/12/2020 04h00

Virada do ano que se preze precisa incluir costumes e tradições que trabalham em favor da prosperidade para os próximos meses. Como são fáceis de executar, não custa nada recorrer a tais rituais na despedida de dezembro, não é mesmo? Seguindo a lógica de que toda ajuda é bem-vinda, vale apostar em superstições e mandingas populares.

Conversamos com a mística e espiritualista Kelida, que detalha, a seguir, o que não pode faltar nos rituais de fim de ano para quem quer começar o novo ciclo positivamente.

Um bom banho de ervas

Para um ritual completo, submeta-se a um banho de ervas, capaz de limpar tanto o corpo físico como a aura de energias tóxicas acumuladas no período que se encerra.

Para tanto, reúna 3 folhas de louro, 3 folhas de manjericão, 1 galho de alecrim e 1 folha de eucalipto. Ferva 2 litros de água. Quando levantar fervura, acrescente as ervas de desligue o fogo. Deixe descansando sobre o fogão por, pelo menos, 2 horas.

Depois, coe o líquido, descartando as ervas. Tome sua ducha costumeira pouco antes da ceia e, ao final, despeje o banho de limpeza do pescoço para baixo. Não é preciso enxaguar. "Se não tiver todas as ervas em casa, use as que tiver; só não deixe de fazer o banho", pontua Kelida.

Água com essência de lavanda

Para eliminar toda a má sorte acumulada e ser purificado para o ano que vai começar, boa dica é deixar um bowl com água e três gotas de óleo essencial de lavanda em local bem acessível. Na virada do ano, é só lavar as mãos com essa água.

Rosa branca na decoração

Na composição da mesa para a ceia de fim de ano não podem faltar rosas brancas, pois representam o desejo de purificação e saúde para todas as pessoas que estiverem reunidas no ambiente. As flores devem ser deixadas no vaso até murcharem. Depois disso, podem ser descartadas no lixo, normalmente.

Folhas de louro à vista

Na mesa da ceia também é indicado manter pratinhos com 7 folhas de louro. Assim que virar o ano, recomenda-se entregar cada uma delas a 7 convidados. Tal atitude traz sorte para quem oferece e, também, quem recebe o "presente".

Comida não serve só para saciar a fome

Ceia de virada de ano tem que ter pratos gostosos e, como manda a tradição, com ingredientes que estimulam a prosperidade. Alguns itens têm lugar de destaque no menu de ano-novo, segundo a mística Kelida:

  • Lentilha: a leguminosa é obrigatória para quem deseja ganhar dinheiro (e quem não quer, não é?) e ter prosperidade nos próximos 12 meses. Em rituais sagrados, a lentilha significa ouro
  • Macarrão: a massa simboliza a longevidade e a saúde, graças ao trigo presente em sua composição. O cereal era considerado símbolo sagrado pelos ancestrais
  • Romã: na tradição cigana, a fruta cheia de sementes traz prosperidade e ajuda em questões familiares. "Faça o ritual comendo três grãozinhos de romã e jogando mais três para trás. Importante: depois de jogar, não olhe mais para trás", orienta Kelida
  • Frutas com caroço: todas as frutas são bem-vindas à mesa, sobretudo as que apresentam caroços e sementes, que devem ser plantados, na sequência, em vasos ou praças. Isso trará sorte e abundância, favorecendo a vida familiar