Topo

Comentarista de rádio propõe uso de fio dental a jogadoras do Internacional

Comentário aconteceu ao vivo durante programa de rádio - Reprodução
Comentário aconteceu ao vivo durante programa de rádio Imagem: Reprodução

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Chapecó (SC)

22/12/2020 16h18

O comentarista Roberto Moure sugeriu que as jogadoras do Internacional usem "fio dental" durante as partidas. A declaração foi dada ontem durante o programa Dupla em Debate, da Rádio Pampa, com sede em Porto Alegre. Um outro participante do programa, que não foi identificado, propôs que as atletas utilizassem "asa dental", um tipo de biquíni.

Na tarde de hoje, logo após a abertura do programa, o comentarista pediu desculpas e também foi lida uma carta da direção (veja abaixo), que destacou que a empresa é "apaixonada pelo respeito e igualdade de direitos e oportunidades".

A fala de Moure ocorreu enquanto o comentarista Ben-Hur Marchiori reclamava dos shorts utilizados pelas jogadoras. "Uma sugestão para essas meninas, principalmente do Internacional, que querem usar o calçãozinho ali parecendo o Diego Barbosa. Peçam para confeccionar calções mais curtos, que fica horrível o que vocês estão fazendo. Ah! Mas as pernas são mais bonitas que as dos homens, não tenho dúvidas."

Neste momento, Moure interrompe Marchiori e começa a falar "joga de fio dental", o que gera reclamação dos apresentadores - inclusive da única mulher que participa do programa, Heloíse Bordin. Apesar do comentário, Marchiori continua com a explicação. "Bota calção mais curto. A forma com que elas arregaçam os calções fica horrível. A estética não fica boa. Venham de calções mais curtos."

Em seguida, o apresentador Flávio Dal Pizzol pede desculpas para Heloíse pela manifestação do colega, chamado por ele de "vovô tarado". "Não tenho nem palavras", disse a apresentadora. Mesmo assim, Moure repete o comentário: "vão jogar de fio dental", sendo seguido por um colega que diz "asa delta". A apresentadora reclama "gente, o que que é isso?". Logo após, o programa seguiu adiante, com comentário de Kenny Braga.

Na tarde de hoje, Moure pediu retratação. "Claro que não houve intenção nenhuma minha de ferir ou agredir mulher, até por que eu seja um dos maiores defensores do futebol feminino e um dos grandes defensores das mulheres. Não me canso de proteger e acudir as mulheres quando são ofendidas. Então, quem me conhece sabe que jamais existiu da minha parte a intenção de agredir qualquer menina do futebol feminino e qualquer mulher deste país. E, se elas se sentiram ofendidas, eu peço desculpas", disse Moure.

Na sequência, foi lida uma mensagem da direção da empresa.

"A rádio Grenal completará nove anos de existência em maio de 2021 e, desde a sua estreia, dirigida por uma mulher, que foi uma das primeiras comunicadoras a cobrir futebol no Brasil, a nossa diretora Marjana Vargas, a rádio Grenal foi a primeira emissora de rádio a contar com uma mulher atuando nas jornadas esportivas como repórter de campo. A rádio Grenal detém o título de primeira rádio FM de transmitir uma partida de futebol com equipe exclusivamente formada por mulheres, o que aconteceu na final do Gaúchão feminino do ano passado. A rádio Grenal é apaixonada pelo futebol e apaixonada pelo respeito e pela igualdade de direitos e oportunidades que devem unir a humanidade", destacou a rádio em nota.

Nas redes sociais, o Internacional condenou outra situação, de uma série de comentários machistas feitos em fotos de atletas do seu time sub-16 (veja abaixo) e se manifestou contra o machismo: