Topo

Céu hoje: conjunção histórica entre Júpiter e Saturno marca uma nova fase

Fenômeno acontece no signo de Aquário e inaugura um longo ciclo de extrema importância para astrólogos - pixelpot/Getty Images/iStockphoto
Fenômeno acontece no signo de Aquário e inaugura um longo ciclo de extrema importância para astrólogos Imagem: pixelpot/Getty Images/iStockphoto

Barbara Abramo

Colaboração para Universa

21/12/2020 04h00

Em pleno solstício de verão no hemisfério sul, Júpiter e Saturno, os maiores astros do sistema solar, se juntam, ficando bem pertinho um do outro no que chamamos de conjunção. O fenômeno astrológico, que tem seu início no dia 21 de dezembro de 2020, será visível a olho nu, ou seja, ambos os planetas estarão na mesma região do céu, ocupando o mesmo grau do grande círculo imaginário chamado zodíaco.

Essa conjunção acontece no signo de Aquário e inaugura um longo ciclo. Será o primeiro de uma série de encontros entre os dois astros em signos de elemento ar pelos próximos 200 anos. Portanto, o evento que começa no dia 21 terminará apenas em 2199. Não é a primeira vez, porém, que ele ocorre. As duas últimas vezes foram em 1294 e 1405. Por ser histórico, os astrólogos acreditam que esse encontro carrega um importante simbolismo.

Para entender os motivos, precisamos resgatar um pouquinho da história do planeta. A prática de observar o céu faz parte da construção da humanidade e isso deu origem à astrologia, ao zodíaco e aos signos. Por milênios, a movimentação dos pontos luminosos no céu ajudou a decodificar os acontecimentos terrestres, como enchentes, guerras, conflitos e colheitas. Assim, os antigos, sem luz elétrica e com um céu estrelado à vista, foram associando eventos celestes a sinais que marcavam o tempo.

Nessa observação, de tempos em tempos nossos ancestrais notavam que Júpiter e Saturno se encontravam em uma determinada região celeste. Considerado um encontro marcador de épocas mais longas, ele ocorre simultaneamente a mudanças históricas e culturais, além de trazer transformações nos valores pessoais e sociais. Por isso, estamos prestes a vivenciar o início de um novo ciclo que trará, por consequência, alterações em nossa vida.

Eram os Deuses? astros

Ambos os planetas têm relação com Deuses gregos e romanos — esses últimos, inclusive, têm os mesmos nomes. Júpiter é o astro conectado com a espiritualidade, a expansão da mente, o crescimento, os avanços culturais e a exploração dos espaços desconhecidos. Saturno, por sua vez, está ligado às estruturas, ao tempo, aos limites, à responsabilidade e à sabedoria. Júpiter é fé e entusiasmo, enquanto Saturno é pragmatismo e construção. Enquanto o primeiro representa o tempo qualificado, o segundo representa o tempo linear.

Em 2020 fomos obrigados a lidar com assuntos que têm bastante a ver com os dois planetas. O confinamento e a perda de noção do tempo nos remetem a Saturno, enquanto a busca por conhecimento e as práticas de fé, ainda que por pressão das circunstâncias, têm relação com Júpiter. Isso aconteceu graças a um ajuntamento estelar raro entre os dois planetas e Plutão em Capricórnio, vigente durante praticamente todo o ano.

Foi o último encontro de Júpiter e Saturno em um signo de elemento Terra, que representa o plano da matéria. Agora, com o encontro acontecendo em Aquário, um signo de elemento ar, a energia muda. O plano mental é ativado e permite a conexão com o conhecimento amplo e o respeito às diferenças. O lado social falará mais alto do que o material. Afinal, Aquário pensa globalmente e tem como missão disseminar informações que libertam.

Novo ciclo. Nova era?

Entendendo o simbolismo dos astros, percebemos que a conjunção do dia 21 de dezembro marca um novo ciclo de extensa duração, que tem a ver com uma mudança de mentalidade, valores e comportamentos. Tudo sob a vigência dos valores aquarianos. Pelo fato de a conjunção acontecer junto com a entrada do verão no hemisfério sul e com a entrada do inverno no hemisfério norte, a ideia de um recomeço é reforçada para a humanidade como um todo.

Embora seja um ciclo mundial e de alcance coletivo, ele terá um impacto bastante grande no Brasil, já que o signo ascendente do país é Aquário. O entendimento de que somos todos iguais, mas diferentes, está posto desde os tempos da Revolução Francesa — outro acontecimento mundial marcado por trânsitos celestes. Temos direito à liberdade de pensamento, o difícil é colocar em prática. Porém, nessas ocasiões astrológicas que marcam mudanças históricas, temos a chance de concretizar ideias já conhecidas.

Para deixar claro, não estamos falando da famigerada Era de Aquário. Afinal, pelos cálculos, embora ela já esteja vindo, só estará realmente vigente quando o ponto vernal atingir o grau 29° de Aquário, o que deve acontecer por volta de 2354, mais ou menos. O que acontece agora é algo que podemos metaforizar como a entrada da Porta-Bandeira de uma escola de samba. A bandeira da conjunção, no caso, traz os valores de igualdade, fraternidade e liberdade.

Esfera pessoal x esfera social

Para saber onde o novo ciclo começa dentro da sua esfera pessoal e onde será possível criar um novo mundo, você deve observar no seu mapa astral onde está Aquário e Leão. As casas astrológicas em que os signos se encontram mostram os setores que serão influenciados pelo fenômeno astrológico. E, se há algum planeta no comecinho de Aquário, será através do que ele representa que você poderá iniciar sua jornada rumo ao futuro.

Se for o ascendente, por exemplo, pode ser que você se torne, nos próximos anos, um agente dessas mudanças. Se o seu Sol estiver ali pertinho, você entenderá mais rápido os motivos dessa mudança de paradigma ser necessária. Já se for a Lua, pode ser através das emoções, sentimentos e da vida íntima que a mudança acontecerá.

Finalizando: nem tudo são flores! Aquário é um signo de elemento ar, que representa inteligência e raciocínio. Porém, fazem falta características de elemento Água, como é o caso da empatia. Teremos que exercitar essa capacidade de maneira consciente e ativa nos novos tempos. Contar com a tecnologia é ótimo, mas não quando ela é usada para o controle social, por exemplo. Tudo tem dois lados, tudo tem mais de uma visão. Em qual deles iremos focar nossos esforços?