Topo

Universa Ensina

Dicas de moda e beleza de um jeito rápido e descomplicado


Franja bonita sem esforço usando apenas um lenço; veja o passo a passo

Modelar a franja sem usar escova? É possível! - Natália Eiras
Modelar a franja sem usar escova? É possível! Imagem: Natália Eiras

Natália Eiras

Colaboração para Universa

19/12/2020 04h00

Ter franja é lindo, mas dá uma trabalheira. Normalmente, é preciso usar muito secador e escova para colocá-la no lugar — e nem isso garante que ela termine modelada como a gente deseja. Se você vai dar um tempinho em casa antes de sair exibindo seu look, pode experimentar um processo diferente, que exige menos esforço e garante um resultado certeiro e mais definitivo.

Quem ensina a técnica é maquiadora Tabita Tonin (@tabitonin). Ela usa um lenço, faixa de cabelo ou touca —o que tiver disponível — para deixar a franja no lugar sem agredir tanto os fios com secador. Anote os truques:

Passo 1: Caso o dia esteja quente, Tabita nem encosta no secador. Mas, em dias mais frios, ela passa um "vento" frio por todo o cabelo para que ele comece a secar. Use o secador primeiro direcionado para baixo, para secar principalmente a raiz.

Franja com lenço - foto 1 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras

Passo 2: Depois, ela usa o secador para secar as pontas da franja e arrumar as laterais. Dessa vez, ainda com a temperatura baixa, direcione o vento de baixo para cima, segurando a franja na parte superior para que os fios não fiquem arrepiados. Aproveite para secar as laterais e deixá-las mais curvadinhas.

Franja com lenço - foto 2 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras

Franja com lenço - foto 3 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras

Passo 3: Pegue um lenço grande, que possa ser amarrado ao redor da cabeça e o posicione bem acima da franja, para que ele a "amasse" no lugar. Você também pode usar uma faixa de cabelo ou uma touca. Espere pelo menos 15 minutos — mas pode deixar mais. Aproveite este intervalo para ir se maquiando ou para fazer algum afazer da casa.

Franja com lenço - foto 4 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras
Franja com lenço - foto 5 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras

Passo 4: A franja está pronta. Acerte-a à sua maneira e o look está feito. Este truque protege os fios e também seu braço, já que não precisará ficar tanto tempo modelando a franja.

Franja com lenço - foto 6 - Natália Eiras - Natália Eiras
Imagem: Natália Eiras

Ficou com alguma dúvida? Veja o passo a passo em vídeo logo abaixo: