Topo

Após assédio, deputada Isa Penna lança manifesto e pede cassação de Cury

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) - Divulgação
A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) Imagem: Divulgação

Luiza Souto

De Universa

18/12/2020 13h51

"Apoie a cassação do deputado Fernando Cury!", pede o manifesto lançado nesta sexta-feira (18) pela deputada deputada estadual Isa Penna (PSOL) após sofrer assédio sexual em plenário pelo também deputado Fernando Cury (Cidadania). Na noite da última quinta-feira, durante sessão da Alesp, o parlamentar se aproximou por trás da deputada, passou a mão na lateral de seu seio.

Isa fez um Boletim de Ocorrência contra o deputado e também abriu reclamação no Conselho de Ética da Casa. Durante coletiva para a imprensa transmitida em sua página no Facebook, a deputada leu um manifesto em que diz ainda: "O deputado Fernando Cury cometeu uma violência que é inaceitável em qualquer lugar, mas sobretudo em um espaço como o parlamento, que precisa dar o exemplo para a sociedade. É preciso dar uma resposta para esse caso que seja exemplar e contundente!". Ao fim do texto, há um espaço para eleitores assinarem.

"A gente se sente pequena, né?"

Durante a conversa com os jornalistas no início da tarde, Isa, que aparentava estar abatida e cansada, afirmou que já sofreu assédio sexual mais de dez vezes.

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) - Arquivo Agência Alesp - Arquivo Agência Alesp
O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania)
Imagem: Arquivo Agência Alesp

" A gente se sente pequena, né? A gente se sente subjugada, ao mesmo tempo em que tenho já um couro grosso no sentido de é mais que a décima vez que passo por uma situação parecida. Uma vez, na Câmara Municipal, era suplente e tiraram foto da minha bunda e espalharam."Na avaliação da deputada, para que o combate à violência contra a mulher seja mais eficaz, o poder público precisa disponibilizar de mais dados, além de mais canais de denúncias, como nos transportes públicos, onde há um grande número de casos de assédio.

"Acho que a gente tem que trabalhar na prevenção também. Ter uma base de dados para pensar em política pública, em campanhas na educação. E quando a gente fala de educação da Lei Maria da Penha nas escolas tem gente que vem falar que se quer ensinar as crianças a serem gays. Isso eu ouvi de deputado. A gente queria ter ensinado o Fernando Cury que ele só toca no corpo de uma mulher com consentimento."

Universa lança campanha #MeuColegaAgressor

Piadas de cunho sexual, cantadas que constrangem, toques não consentidos em nossos corpos. Grande parte de nós, mulheres, sabemos a dor que a deputada sentiu ao ser assediada. Você já passou por uma situação assim? Conte a sua história no perfil de Universa usando a hashtag #MeuColegaAgressor.