Topo

Short godê: vamos nos arrepender de usar a peça que deve bombar no verão?

Marina Ruy Barbosa foi uma das primeira famosas a usar a tendência do short godê no Brasil - Reprodução Instagram
Marina Ruy Barbosa foi uma das primeira famosas a usar a tendência do short godê no Brasil Imagem: Reprodução Instagram

Júlia Flores

De Universa

16/12/2020 04h00

É só dar uma passada de olhos pelo feed do Instagram para ver que uma peça de roupa tem se repetido com frequência nas fotos das famosas. Sabrina Sato, Lorena Improta e Marcia Fellipe já aderiram ao short jeans godê, tendência da temporada verão 2020/21.

A peça é marcante e pode causar estranhamento para algumas pessoas, mas as consultoras de estilo entrevistadas por Universa recomendam abrir espaço no coração e no guarda-roupa. "O short godê tem muito potencial para funcionar. Há uns 10 anos, a saia desse estilo foi um sucesso. Então por que não o short nesse verão?",diz. "Só depende de como se veste", diz Marina Santa Helena, colunista de Universa.

Vai dar vergonha depois?

A "consultora de moda subversiva" e influencer Thais Farage também gosta da peça."Toda tendência é assim: odiamos, amamos e depois odiamos. É o ciclo natural. Algumas até entram para os clássicos, tipo pantacourt, mas vai saber se em 10 anos não vamos olhar fotos de pantacourt e odiar?A consultora só deixa uma dica:

"Eu acho legal testar, é só roupa no fim do dia. Só não é pra ser consumista maluca e comprar 10 itens tendência sem pensar se vai usar".

Você provavelmente já viu alguma celebridade vestindo essa peça que remete à modelagem de uma saia balonê. A primeira vez que o short godê apareceu no mundo fashion foi no desfile do verão 2020 de Alexander Wang. No Brasil, Marina Ruy Barbosa estreou a tendência no carnaval de Salvador.

Para Universa, a stylist de Marina, Patrícia Zuffa, conta de onde surgiu a ideia da composição: "Eu vi esse short (em inglês, shorts ruffled) no desfile do Alexander Wang - achei uma peça linda por ter cintura alta e pelo recorte em V. Fica maravilhoso no corpo e valoriza a silhueta, deixando as pernas mais longas. É uma alternativa elegante para o tradicional short jeans, com uma vibe bem anos 90".

Depois que Marina trouxe a moda para o Brasil, não demorou para que a peça caísse no gosto popular, e várias marcas - inclusive fast fashions brasileiras - disponibilizassem o item em seus estoques. Para a consultora de moda Tatiana Ganme, a principal característica do short godê é ser um item democrático: "Ele tem uma modelagem que serve para todo tipo de corpo. Costuma ter a cintura alta. E vem em dois ou três tipos de comprimento".

Para Patrícia, stylist de Marina e uma das responsáveis por trazer essa tendência ao Brasil, a moda precisa ser aproveitada no momento, mesmo que seja algo passageiro.

"Não acho que o short godê vai ser brega em algum momento. Acho que essa peça tem um toque de elegância e tem uma cara mais clássica, mesmo sendo jeans"

Democrático e versátil

A peça virou tendência justamente por ser "diferentona" e, por isso, caiu no gosto das famosas. "O fato de ele ter uma modelagem inusitada e fora do do que estávamos acostumadas chamou atenção. É um item que dá mais personalidade ao look", completa Tati.

Ganme afirma que a peça cai bem com rasteirinha, com salto alto e até com tênis. Só precisa ajustar o comprimento da peça à intenção do look. Por exemplo, vai usar um calçado baixo? Quanto mais curto o short, melhor.

Confira algumas inspirações:

Curtinho

Pra você não sentir vergonha de mostrar as pernas durante o verão, igual Marina fez.


Baladeiro

Quem disse que não dá pra usar o short godê à noite? Olha só o look que a influenciadora Ju Romano criou!

All Jeans

Sabrina Sato criou um visual all jeans com o short godê e nós adoramos.