Topo

Bebê 'apressado' nasce no carro, em frente a maternidade de Belo Horizonte

Bebê nasce no carro, em frente à maternidade - Andressa Cassetti/Divulgação
Bebê nasce no carro, em frente à maternidade Imagem: Andressa Cassetti/Divulgação

Júlia V. Kurtz

Colaboração para Universa, de Aratiba (RS)

10/12/2020 18h17

Helena nasceu na tarde de ontem e já tem uma história para contar. Seus pais mal haviam chegado ao hospital em Belo Horizonte, e ainda estavam no carro quando a hora do parto chegou. E foi dentro do veículo que ela veio ao mundo.

Moradores de Betim (MG), cidade localizada a 43 km da capital mineira, eles estavam em casa quando a mãe, a enfermeira Isabelle Damaceno Alves, começou a sentir contrações ritmadas durante o banho. O casal havia há pouco saído de uma consulta na cidade vizinha de Contagem e sabia que o momento estava chegando.

Isabelle conta que chegou a tocar e sentir a cabeça da filha. Em seguida, ela e o marido partiram para a maternidade.

"Eu tentava deixar o ambiente mais tranquilo, mas dirigia com atenção e rapidez", relatou Felipe Carneiro, pai de Helena.

A viagem durou cerca de uma hora. O ritmo das contrações aumentou quando faltava pouco tempo para que o casal chegasse ao hospital. "Se eu encontrasse um carro de polícia, ia parar e pedir ajuda para que ele nos abra caminho", relata Felipe.

Casal Felipe e Isabelli - Andressa Cassetti/Reprodução - Andressa Cassetti/Reprodução
Felipe parou o carro em frente à porta do hospital, onde equipe médica já aguardava; dois minutos depois, o parto começou
Imagem: Andressa Cassetti/Reprodução

Ele estacionou em frente à porta do hospital. A equipe médica já os esperava na entrada e foi capaz de atender Isabelle imediatamente. Tudo ocorreu bem e a criança nasceu ali mesmo, no carro.

Mãe e filha permaneceram internadas para acompanhamento e foram liberadas na tarde de hoje. O casal tem outro filho, Antônio, de dois anos e três meses, que nasceu de parto normal.

"Nós vivemos em um momento de pandemia e todos têm sofrido privações. Quando eu consegui parar o carro e perceber que estava tudo certo, me emocionei muito", comemora Felipe.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a mãe da pequena Helena se chama Isabelle, e não Isabelli. O erro foi corrigido.