PUBLICIDADE

Topo

Mães e filhos

Helena e Miguel lideram entre nomes de bebês em 2020. Veja lista completa

Helena fica no topo do ranking pelo 3º ano consecutivo e Miguel completa uma década como preferido de mães e pais - iStock
Helena fica no topo do ranking pelo 3º ano consecutivo e Miguel completa uma década como preferido de mães e pais Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

07/12/2020 04h00

Se você convive com pessoas que têm crianças de até 10 anos, é muito provável que pelo menos uma delas tenha escolhido chamar o filho de Miguel — isso porque, segundo a plataforma BabyCenter, esse foi o nome mais escolhido para meninos em 2020 e lidera o topo do ranking há dez anos consecutivos. Para as meninas, o nome preferido deste ano foi Helena, campeão entre pais e mães há três anos.

Miguel é seguido no ranking por Arthur (2º), Heitor (3º), Théo (4º) e Davi (5º); Helena aparece à frente de Alice (2º), Laura (3º), Manuela (4º) e Isabella (5º).

O levantamento é feito com base em cerca de 350 mil cadastros na plataforma digital ao longo do ano.

Entre os nomes que mais subiram na preferência de pais e mães estão Ravi, José, Matteo, Otto, Josué, Oliver, Theodoro, Levi e Gael para meninos, e Maria Liz, Aurora, Ayla, Ana, Luna, Louise e Melina para meninas.

O BabyCenter chama atenção para a "subida meteórica" de Liz, que ocupa o 9º lugar, e prevê que o nome entre no top 5 em 2021. Liz e Gael lideram entre nomes mais curtinhos, que crescem cada vez mais.

Enquanto isso, Enzo e Valentina (sim, do meme de 2018) estão entre os que mais caíram na escolha dos nomes — além destes, também "sumiram" Ícaro, Martim, Davi Luiz, Pérola, Ana Júlia e Amanda.

bebe maternidade - Getty Images/iStockphoto - Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Top 10 para meninos:

  1. Miguel
  2. Arthur
  3. Heitor
  4. Théo
  5. Davi
  6. Bernardo
  7. Gael
  8. Gabriel
  9. Pedro
  10. Samuel

Top 10 para meninas:

  1. Helena
  2. Alice
  3. Laura
  4. Manuela
  5. Isabella
  6. Sophia
  7. Luisa
  8. Heloísa
  9. Liz
  10. Cecília

Inspiração

O relatório do BabyCenter chama atenção para o crescimento de nomes inspirados em personagens da Disney — Helena, por exemplo, é nome da protagonosta de "Elena de Avalor" (na foto), e Matteo é personagem de "Sou Luna". A plataforma registra o crescimento também de Aurora e Bella, princesas da Disney, e mais recentemente Moana e Nala, de "O Rei Leão".

Personalidades consideradas heroínas da história também estão dando nomes a meninas: Clarice, Elis e Dandara, por exemplo.

Para os meninos, surgem com força nomes inspirados no universo greco-romano, como Caio, Augusto, Dante e Apollo, além de nomes internacionais, caso de Anthony, Noah, Nathan, Matteo, Derick e Oliver.

Nomes de filhos de pessoas famosas, como Rael, de Ísis Valverde, e Ravi, de Alok, constam na lista.

Isis Valverde e Rael - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Isis Valverde e Rael
Imagem: Reprodução/Instagram
Alok e Ravi - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Alok e Ravi
Imagem: Reprodução/Instagram

Grandes ídolos do esporte mundial, como LeBron James e Lewis Hamilton têm inspirado pais e mães na hora de escolher nomes de crianças brasileiras, embora ainda não constem no top 100. O mesmo acontece como figuras de representatividade negra, como a jornalista Maju Coutinho, a cantora Iza, e Malia, filha de Barack Obama.

Tendências para 2021

O BabyCenter prevê que, em 2021, nascerão mais crianças com nomes ligados à astrologia, como Céu, Sol, Aurora, Estrela e Íris.

A tendência de escolhas inspiradas na Disney deve se reforçar com a chegada do Disney+ ao Brasil e, assim, crescer o número de registros de crianças chamadas Moana, Bella e Jasmine, por exemplo.

Emma Corrin como a princesa Diana em "The Crown", da Netflix - Divulgação - Divulgação
Emma Corrin como a princesa Diana em "The Crown", da Netflix
Imagem: Divulgação

A plataforma acredita, também, que a aparição da princesa Diana na série "The Crown", da Netflix, pode inspirar mães e pais a chamar suas filhas de Diana ou variações semelhantes, como Daiana e Daiane.

Diego pode ser outro nome a voltar a subir no ranking após a morte do argentido Diego Armando Maradona, em novembro.

E, por fim, nomes com Z, como Zion, Zyan e Zoe, popularizados pelas famílias famosas de Jade Seba, Giovanna Ewbank e Sabrina Sato, respectivamente, devem aparecer mais na preferência das famílias brasileiras.

Mães e filhos