Topo

Tigre, iguana, coala: o que há por trás dos sonhos com animais exóticos?

Descubra o significado de sonhar com coala - iStock
Descubra o significado de sonhar com coala Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

06/12/2020 04h00

Sonhar com animais é mais comum do que se imagina. Entretanto, quando determinados bichos que não fazem parte da nossa fauna — e são classificados como exóticos — aparecem no momento onírico, há uma razão especial.

"Sonhar com esse tipo de animal significa ver seu lado mais 'diferente', o seu lado menos social, aquilo que a sociedade não gostaria de enxergar ou que você não gostaria de aceitar", resume a mística e espiritualista Kélida. De acordo com ela, tais situações apontam a necessidade "de se aceitar, em todos os sentidos".

Além do mais, cada animal que protagoniza os sonhos traz uma simbologia específica, como a profissional explica, a seguir.

Leão

No mundo dos sonhos, o leão é um dos símbolos mais bravos que existem, remetendo a uma pessoa implacável diante dos desafios da vida. Tenacidade, bravura, orgulho, raiva, ódio e coragem são algumas características associadas ao animal. O espírito indomável do chamado "rei da selva" ainda representa coragem suprema diante das dificuldades.

"Se sonhamos com uma pessoa perto de um leão ou com a aparência de um leão, devemos ter claro que estamos diante de alguém com essas características. O sonho está nos alertando sobre o tipo de pessoa que enfrentamos e pode ser um aviso para não menosprezarmos nossos rivais", relata Kélida.

Tigre

Sonhar com tigre tem a ver com os instintos básicos de todas as pessoas. Lembra a necessidade de mantê-los afastados, se a intenção for se comportar como seres racionais - e não como selvagens. "A presença desse animal em um sonho constitui aviso do subconsciente para que controlemos os impulsos que se embaralham dentro de nós", diz a mística.

Elefante

Como elefantes são símbolos de sabedoria para muitas culturas orientais, enquanto no Ocidente é associado à boa memória, quando aparecem nos sonhos, estão ligados às essas duas características, de alguma forma.

Crocodilo

Kélida explica que, se no sonho, a pessoa vê um crocodilo, quer dizer que ela deve se proteger dos perigos que a espreitam e se escondem. "Alguém próximo está lhe dando conselhos ruins e tentando fazer com que tome uma decisão errada", avisa.

Zebra

Sonhar com a zebra está ligado à energia da luz e da escuridão, conforme pontua a especialista. Ou seja, para mudar realidades e expandir a própria consciência, tal experiência ajuda a ver além das crenças preconcebidas. "Como elas nos levam para o mistério, é preciso começar a acreditar no que os olhos não conseguem enxergar", compara.

Rinoceronte

Quando se sonha com um rinoceronte, o vivência onírica aponta que a pessoa é muito independente e capaz de tomar as próprias decisões. Essa

atitude de governança representa uma virtude extra: que o sonhador analisa os riscos de cada decisão que toma, ou seja, conta com boas garantias para o desenvolvimento profissional e pessoal.

Urso pardo

Se um animal desses aparece em sonhos, uma das interpretações aceitas tem a ver com a necessidade de controlar o mau humor e a raiva do sonhador. "No entanto, dependendo da forma como o urso é apresentado, terá uma interpretação diferente, pois o animal também simboliza figuras de autoridade e o seu relacionamento com eles", observa Kélida. Por exemplo: pode ter relação com mães ou pais superprotetores, que causaram danos à personalidade, ou com casais que não respeitam o espaço, um do outro.

Girafa

Sonhar com girafas pode ser frustrante, pois é um lembrete de que atingir uma meta requer trabalho árduo e crescimento constante. Além disso, está ligado ao comportamento da pessoa, que se sente superior a todas as outras ao seu redor.

Cacatua

Kélica observa que é preciso levar em conta todos os detalhes para saber o significado de um sonho com a ave. Isso porque pode simbolizar liberdade (graças à capacidade da cacatua voar), perspectiva (pela sua capacidade de ver as coisas à distância), leveza (pela facilidade de flutuação em si), abertura (pelos ovos que eclodem), transformação (cacatuas deixam de ser seres fracos e roliços para se tornarem belos animais, capazes de sobreviver), adaptação (pela poder de adaptação à força do vento) ou fragilidade (pela delicadeza das penas).

Iguana

Já que é símbolo de proteção e renovação, o réptil comunica sobre dons ocultos. "Sonhar com iguana lembra a nossa responsabilidade em usar esses dons para nosso próprio bem, mais especificamente sobre a habilidade em reconhecer o perigo e se retirar quando a situação pede por isso", comenta Kélida.

Raposa

Um sonho com esse mamífero pode ser indicativo de que pessoa precisa ser mais astuta, ter pensamento rápido e agilidade. "A raposa é vista como um animal de poder em todo o mundo e, por esse motivo, traz a necessidade de colocar dons adormecidos para fora, com sabedoria", orienta.

Coala

O gracioso mamífero australiano tem a ver com essência do ano de 2020: depender e confiar nos outros para obter ajuda, apoio e orientação. "Às vezes, é algo bom, mas também há o risco de se tornar muito dependente. Sonhar com coala ensina o valor do movimento lento quando tudo na sua vida está passando tão rapidamente", detalha Kélida.

Hipopótamo

O gigantão manda um aviso: lembra que a pessoa se tornou entediada com a própria vida, mas que tem o poder de mudar e revitalizar tudo ao seu redor. "Você pode fazer isso começando novos projetos, criando novos objetivos e estabelecendo novas conexões espirituais", sugere a espiritualista.