Topo

6 lições para aprender com Sagitário, o signo mais otimista do zodíaco

Curiosos, honestos e generosos: conheça as qualidades sagitarianas - iStock
Curiosos, honestos e generosos: conheça as qualidades sagitarianas Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/12/2020 04h00

Em tempos estranhos como estes que estamos vivenciando, otimismo é uma característica imprescindível para atravessar o mar de más notícias.

E se tem alguém que nada de braçada, enfrentando essa correnteza, é o nativo de Sagitário, o signo mais positivo e esperançoso do zodíaco, que tem muito a ensinar.

Não é à toa. A personalidade do signo reúne características importantes: lealdade, sofisticação, independência e gentileza, como pontua a astróloga Sara Koimbra. "Suas flechas sempre acertam o alvo", compara.

Influências para Sagitário

Ligado ao elemento Fogo, Sagitário é cheio de energia, ação e motivação. Além disso, tem a qualidade de ser mutável. "Significa que tende a ser flexível e a usar sua paixão e intelecto para criar conexões entre pessoas e ideias", observa Sara.

Regido pelo planeta Júpiter - que é conhecido como "grande benéfico", aquele que expande tudo o que toca, Sagitário também se mostra muito sociável e voltado a questões culturais e de fé. "Se Júpiter não estiver aflito no mapa astral, também costuma ser pessoa de sorte", acrescenta a astróloga.

Por fim, o símbolo que o representa — o centauro, meio cavalo, meio arqueiro — tem uma ligação direta com o otimismo e a ambição em escala global. E por todas essas características, Sagitário tem lições de sobra para compartilhar com o resto do zodíaco.

A seguir, com ajuda de Sara Koimbra, listamos 6 desses ensinamentos.

O que podemos aprender com os sagitarianos:

1. Generosidade sem limites

Quem é de Sagitário é generoso por natureza. É uma pessoa que acredita que, dando uma mão amiga a quem precisa (independentemente de quem seja), estará contribuindo para um mundo melhor e, por consequência, será beneficiado pelo próprio ato.

2. Honestidade sempre

O nativo de Sagitário é sincero e acredita na honestidade. Se alguém compartilha um segredo com ele, vai guardar para sempre. "Pode confiar cegamente e apostar no sagitariano em momentos de necessidade. Inclusive, se quiser uma opinião honesta, basta perguntar a um sagitariano", afirma Sara Koimbra. Só um detalhe: é melhor ter certeza de que quer a verdade nua e crua, porque é esse tipo de resposta que ele costuma dar.

3. Olhar otimista

O sagitariano não gosta nem se envolve com qualquer negatividade ou más notícias, até que não haja mais como fugir delas. Essa relutância em se afastar do que é ruim pode fazer com que ele se pareça ingênuo mas, na real, o que o nativo faz sabiamente é canalizar as energias para as direções certas, ou seja, prefere investir no lado positivo de tudo.

4. Alegria, alegria

O segredo para o sagitariano ser sempre bem-vindo em qualquer roda de conversa é seu carisma e, principalmente, sua alegria. Trata-se de alguém que adora se divertir, ainda mais na companhia de amigos e gente querida.

5. Pensar bastante

Sagitário é do grupo dos filósofos, ou melhor, os nativos são pensadores profundos, que adoram descobrir assuntos novos, desvendar problemas, esmiuçar uma teoria... Os sagitarianos preferem domínio mental e intelectual (assim como seu signo oposto, Gêmeos) ao emocional. Para eles, é mais interessante "pensar" em vez de "sentir".

6. Ser curioso

O último traço que é uma lição a ser copiada pelos demais envolve criatividade. O nativo do signo tende a ser cheio de questões — quase como aquela criança que vive perguntando o porquê de tudo, sabe? Seu espírito interessado e entusiasta o faz saber muito mais coisas que teria acesso se fosse alguém que não explorasse esse lado descobridor.