Topo

Mulher entra para o Livro dos Recordes por ter o maior cabelo afro do mundo

Simone está há 9 anos sem alisar nem cortar o cabelo e se orgulha muito da marca - Divulgação/Guinness World Records
Simone está há 9 anos sem alisar nem cortar o cabelo e se orgulha muito da marca Imagem: Divulgação/Guinness World Records

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/12/2020 17h14

Simone Williams é uma mulher nova-iorquina muito orgulhosa de ter um cabelo afro. Os últimos nove anos sem cortar ou alisar o cabelo renderam para ela não só autoestima como também a colocaram no Livro dos Recordes como mulher com o maior cabelo afro feminino do mundo.

O anúncio do recorde foi feito ontem pelo Guinness. Os oficiais da instituição mediram o cabelo de Simone, com incríveis 20,5 cm de comprimento, 22,5 cm de largura e 1,48 m de circunferência.

Ela não escondeu a emoção ao ter a marca reconhecida, e disse que abriu o e-mail várias vezes para se certificar que o recorde era um sonho realizado. "Ser detentora do título do Guinness World Records é algo que posso compartilhar com minha família e daqui a várias gerações", afirmou para o site da instituição.

Essa não é a primeira vez que o Livro dos Recordes inclui uma certificação na categoria. Antes de Simone, a norte-americana Aevin Dugas foi dona do recorde por oito anos.

Ela conta que alisava o cabelo antes

Simone começou sua jornada natural para o cabelo há nove anos. Ela conta que no ensino médio usava permanentes ou alisava o cabelo. Porém, ao entrar na faculdade, Simone percebeu que o dinheiro gasto com produtos e salões de beleza poderia ser usado para ajudá-la com os custos de um apartamento.

"O processo foi muito difícil no início, pois eu estava acostumada a usar meu cabelo liso e não sabia como lidar com a textura natural do meu cabelo", relatou. Mas depois de muita prática e paciência, Simone aprendeu a cuidar do cabelo.

Usar o cabelo em sua forma natural atrai muita atenção dos transeuntes quando Simone sai. "Quando meu cabelo está totalmente penteado e grande e volumoso, recebo muitos olhares, muitos comentários, muitos elogios e quero pensar que tudo é positivo, mas há algumas pessoas que olham como se não soubessem o que estão vendo", ela conta.

No entanto, os olhares de estranhamento não são motivo para que Simone pense em voltar a alisar o cabelo ou cortá-lo. "Balançar de um lado para o outro natural é algo que realmente simboliza meu orgulho de ser negra. E eu sinto que sempre que uso meu cabelo muito grande e bonito, sinto esse orgulho dentro de mim", afirma a recordista.

Normalmente, Simone não vai a salões de beleza, mas teve de quebrar essa "regra pessoal" para medir o cabelo para a verificação do registro oficial.

Ela relatou a rotina de cuidados com o cabelo: "Normalmente lavo meu cabelo semanalmente usando muito pouco shampoo, sem sulfato. Eu uso muito condicionador porque ajuda a desembaraçar meu cabelo. Eu divido meu cabelo em 4 mechas durante o banho."

Após a lavagem, Simone usa um hidratante capilar e gel de azeite de oliva, antes de torcer o cabelo em cerca de oito mechas menores para deixá-lo secar ao ar livre.

Para as pessoas que sonham em deixar o cabelo crescer, a dica de Simone é: "Sempre seja paciente com seu cabelo. É um processo que longo e não será do dia para a noite que você terá um cabelo perfeito. Pesquise e aprenda o que funciona melhor para o seu tipo de cabelo."