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10 dicas para equilibrar trabalho e vida em casa logo pela manhã

Enrolar para sair da cama? Ficar o tempo inteiro nas redes sociais? Parada aí! Organize seu dia - Adene Sanchez/iStock
Enrolar para sair da cama? Ficar o tempo inteiro nas redes sociais? Parada aí! Organize seu dia Imagem: Adene Sanchez/iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

06/11/2020 04h00

É fato: as mudanças de hábito impostas pela pandemia fizeram a produtividade dar um olé no dia a dia profissional de muita gente. Isso porque a quebra da rotina do deslocamento para o trabalho bagunçou os hábitos de quem aderiu ao home office e afetou, forte e principalmente, as atividades matutinas.

Depois de sete meses de isolamento, com a vida profissional sendo tocada a partir de casa para uma parcela da população brasileira, a alternativa é reforçar alguns hábitos, no intuito de resgatar o ritmo anterior.

"Rotina é algo importante para nós, pois acalma nosso ser e economiza energia ao ficar pensando no que devemos fazer. Uma vez que já planejamos antes, gastamos menos energia na hora da ação", argumenta Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME).

Para Dario Kosugi Junior, a manhã dita como vai ser a energia do dia: se alguém acorda afobado, em cima da hora para o trabalho, é forte a tendência do dia ser complicado. Assim, adotar ou mesmo resgatar certos hábitos podem ajudar a organizar o fluxo profissional. A seguir, com ajuda de profissionais, listamos algumas atitudes que podem ajudar nessa retomada.

10 dicas para ajudar na motivação matinal

1. Pratique exercícios físicos, mesmo em casa, logo cedo

Vale desde uma aula de dança, pilates, musculação, natação ou qualquer atividade que ajude a começar o dia. A prática libera endorfina, serotonina e hormônios do prazer e bem-estar - que também melhoram a concentração, diga-se.

2. Organize-se para tomar um café da manhã com calma

Em vez de pular a refeição e abrir o computador no home office, reserve um tempo para a primeira refeição do dia. Quem costuma ignorar o desjejum acaba comendo mais à tarde e, sobretudo, à noite, o que vai impactar na qualidade do sono e, como consequência, prejudicar toda produtividade do dia seguinte, criando um ciclo ruim.

3. Não fique ativo nas redes sociais "24 horas"

E estipule horários definidos para acessá-las. Uma boa dica para quem não consegue se organizar é adotar a técnica pomodoro: a cada 25 minutos de foco total, tire 5 minutos para descanso.; e a cada quatro grandes blocos, faça uma pausa maior, de 15 a 30 minutos. Use essas paradas cronometradas para acessar as redes .

4. Medite

Entre as práticas, a mindfulness, que é o foco no presente, ajuda a dar um "reset" em momentos estratégicos do dia. Há diversos exercícios, mas bastam 5 minutos para obter benefícios, como se desligar de conversas e estímulos que prejudicam a concentração.

5. Deixe tudo pronto para o seu "eu de amanhã"

Com o trabalho acontecendo no home office, deixe tarefas domésticas organizadas na noite anterior - louça lavada, mesa posta para o café da manhã, comida pré-preparada. Sem precisar dar atenção e gastar energia com a casa logo cedo, a atenção será voltada 100% para o trabalho.

6. Rotina profissional: ok

Programe, também, as atividades profissionais ainda no dia anterior. O mais recomendado é montar o calendário de tudo o que precisa ser feito na semana mas, na impossibilidade, listar em uma agenda as tarefas para a manhã e a tarde seguintes já ajuda a organizar mentalmente tudo o que precisa ser feito.

7. Durma!

É fundamental investir em uma boa noite de sono. O descanso noturno é fundamental, tanto na perspectiva imediata como na de longo prazo. Quem tem o sono agitado ou enfrenta problemas como insônia não acorda relaxado e pronto

8. Descanso é importante

Mesmo se não adotar a técnica pomodoro, planeje intervalos entre tarefas, pois isso é importante para ajudar a se desligar do que acabou de ser feito e abraçar uma nova atividade.

9. Coisas difíceis ficam à frente

Como primeira tarefa, resolva a demanda mais importante de todo o dia, logo pela manhã. Isso dá um estímulo extra para seguir a programação diária, já tendo liquidado o que exige mais atenção.

10. Vida real, a gente vê por aqui

Por último, e não menos importante, seja realista em relação ao tempo que demora para realizar as tarefas. Não queira abraçar o mundo e se propor a fazer mais do que dá conta.

Fontes: Claudio Lottenberg, doutor em medicina (oftalmologia) e presidente do Conselho do Hospital Albert Einstein e do Instituto Coalizão Saúde; Dario Kosugi Junior, head de produtividade da Conquer; Leila Navarro, palestrante e especialista em medicina comportamental; Patrícia Santos, consultora e professora, especialista em Anger Management (gerenciamento da Raiva); Paula Morgana dos Santos, psicóloga organizacional e do trabalho e pós-graduanda em gestão de pessoas; Stephanie Crispino, CEO da Tribo Global; Yuri Busin, psicólogo, mestre e doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME).

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