Topo

Alexandra Gurgel: "As pessoas se incomodam com a liberdade do corpo gordo"

04/11/2020 11h54

No painel de abertura da 3ª edição de Universa Talks, realizado nesta quarta-feira (4), Alexandra Gurgel, jornalista, ativista e fundadora do Movimento Corpo Livre, falou sobre o incômodo que os corpos gordos despertam. "Quem está começando a se libertar de padrões incomoda demais. Outras pessoas pensam: 'como pode eu tomar remédio, fazer academia, fazer cirurgia plástica e aí vem alguém e diz que pode ter o corpo do jeito que quiser?'. A liberdade incomoda", ela opinou.

O diálogo com o tema "A jornada do corpo gordo", mediado por Maqui Nóbrega, colunista de Universa, contou também com a participação de Dani Lima, criadora de conteúdo, Marcela Kotait, nutricionista e Flávia Durante, criadora da feira Pop Plus.

Maqui Nóbrega, colunista de Universa conversa com Alexandra Gurgel, fundadora do Movimento Corpo Livre e com a agitadora cultural Flávia Durante, criadora da feira Pop Pus sobre a jornada do corpo gordo - Mariana Pekin/ UOL - Mariana Pekin/ UOL
Maqui Nóbrega, colunista de Universa conversa com Alexandra Gurgel, fundadora do Movimento Corpo Livre e com a agitadora cultural Flávia Durante, criadora da feira Pop Pus sobre a jornada do corpo gordo
Imagem: Mariana Pekin/ UOL

Maqui frisou que a palavra "gorda" não deve ser encarada como um xingamento, assim como "magra" não deve ser um elogio. Marcela concordou: "A gente cresce achando que precisa emagrecer, independentemente do nosso corpo. Esse desejo, alimentado pelo patriarcado e pelo machismo, é muito enraizado. Gordas querem emagrecer, magras querem ficar mais magras. Muitas vezes crescemos ouvindo frases como estas e não conseguimos nem questionar esses padrões".

A transmissão do Universa Talks acontece ao vivo aqui em Universa e pelas nossas redes sociais: YouTube, Facebook e Twitter. O Instagram de Universa trará ainda os bastidores do evento.

Veja a programação completa do evento.

Universa Talks - Conversas sobre autoestima

Programação de 4 de novembro

10h
Discurso de abertura: Joice Berth.

10h30
A jornada do corpo gordo
Mediação: Maqui Nóbrega (colunista de Universa).
Convidadas: Alexandra Gurgel (fundadora do @movimentocorpolivre), Dani Lima (criadora de conteúdo), Marcela Kotait (nutricionista) e Flávia Durante (criadora da feira Pop Plus).

11h30
Cicatrizes: meu corpo, minha história
Discurso:
"Amor próprio é o novo sexy", com Letticia Munniz
Mediação: Dolores Orosco (editora-chefe de Universa).
Convidadas: Giulia Dias (modelo), Juliana Romano (criadora de conteúdo digital), Nina Gabriella (influenciadora digital) e Ana Paula Xongani (empresária e colunista de Universa).

12h30
A coisa mais moderna que existe nesta vida é envelhecer
Mediação: Silvia Ruiz (colunista do UOL).
Convidadas: Carolina Ferraz (atriz e apresentadora), Zezé Motta (atriz e cantora) e Rosana Hermann (jornalista).

13h30
Os caminhos da autoaceitação
Bate-bola entre as colunistas de Universa Xan Ravelli (colunista de Universa) e Fabi Gomes (maquiadora e colunista de Universa).

14h30
Movimentos que constroem a autoestima
Mediação: Débora Miranda (editora de Splash e colunista de Universa).
Convidadas: Yara Achoa (maratonista), Suelen Naraísa (surfista) e Ellen Valias (criadora do perfil @atletadepeso).