Topo

Homem filmado agredindo mulher a socos na Bahia se apresenta à polícia

Alexandre Santos

Colaboração para Universa, em Salvador

21/10/2020 19h41

Filmado espancando uma mulher em Ilhéus, no sul da Bahia, Carlos Samuel Freitas Costa Filho, 33 anos, se entregou na tarde de hoje à 7ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), localizada no mesmo município. Ele era considerado foragido desde a última quinta-feira (15), quando prestou depoimento e foi liberado horas antes de a Justiça decretar sua prisão preventiva, a pedido do Ministério Público.

A Polícia Civil informou que o acusado se apresentou acompanhado por dois advogados, passou por exames de lesões e foi encaminhado para o sistema prisional.

O delegado Evy Paternostro, coordenador da 7ª Coorpin, disse que o inquérito policial sobre o caso está em fase de conclusão.

Segundo as investigações, as agressões cometidas por Carlos Samuel ocorreram em junho, mas se tornaram públicas na semana passada, quando um vídeo divulgado na internet o flagrou dando uma sequência de socos na vítima.

Ao UOL, o advogado Caíque Mota, um dos representantes de Carlos Samuel, disse que o cliente demorou para se entregar porque estaria recebendo ameaças de morte desde a repercussão do caso.

"As informações foram prestadas. Deixamos claro que, diante da repercussão, ele recebeu diversas ameaças de morte. Desde sexta-feira, ele estava com receio de se apresentar à autoridade policial. Mas conversou com o pai e decidiu se apresentar hoje, por volta das 12h30", declarou.

Segundo Mota, Carlos Samuel pediu para deixar claro que, "até o presente momento, o Brasil só ouviu um lado da história". Também teria relatado estar "arrependido" e que só agrediu a ex-companheira porque "perdeu a cabeça".

"Ele disse que vai cooperar e mostrar à mídia e à Justiça que recebia ameaças. Futuramente, vai disponibilizar áudios e todo o material com as ameaças dela. Ela já o agrediu inúmeras vezes, usou esse vídeo para tentar reatar a relação, mas ele nunca procurou a Justiça", acrescentou o defensor.

O advogado afirmou que agora aguardará o andamento do processo para apresentar as futuras defesas do acusado.

Carlos Samuel Freitas Costa Filho - Reprodução/GloboNews - Reprodução/GloboNews
Defesa diz que Carlos Samuel Freitas Costa Filho era ameaçado pela ex-companheira
Imagem: Reprodução/GloboNews

Onze registros por violência doméstica

De acordo com a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Carlos Samuel Freitas Costa Filho tem 11 registros na polícia por violência doméstica contra ex-namoradas e mulheres da família dele.

A Polícia Civil informou que ele chegou a ser preso em flagrante por agredir a mãe, mas logo acabou em liberdade.

O Ministério Público, por sua vez, informou também que Carlos Samuel já foi denunciado à Justiça por crimes de violência doméstica, ameaça e cárcere privado contra uma ex-namorada. Ele foi condenado a um ano e quatro meses de prisão. Depois de recorrer da decisão em primeira instância, a Justiça manteve o crime de cárcere privado.

Agressões filmadas

As recentes cenas de violência praticadas por Carlos Samuel foram registradas por pessoas que estavam na janela de um prédio, no bairro Nelson Costa. Na filmagem, a mulher alvo das agressões aparece encostada em um carro. Ela pede repetidas vezes que o homem deixe o local.

"Me solte, vá embora. Você acha que é amigo de polícia. Vou dar queixa de você aqui. Minha boca está do jeito que está", diz a vítima.

Em seguida, o homem olha para o edifício e diz para uma moradora que o filma com um celular: "Ei, você aí, cadê o cara que você falou que vai descer para mim? Cadê ele? Mande ele descer, que eu quero ver".

Ele, então, permanece ao lado da mulher, que chora e volta a pedir que ele saia dali. O homem, por sua vez, encurrala a vítima contra o veículo e faz menção de beijá-la.

"Acabou, desencosta de mim. Pegue sua moto e vá embora. Eu vou dar uma queixa de você", repete a mulher.

Neste momento, Carlos surpreende a vítima e desfere uma sequência de socos em seu rosto. Enquanto isso, os moradores que testemunharam o ato pedem, sem sucesso, que ele pare de bater na mulher.

Depois das agressões, Carlos Samuel sai andando normalmente pela rua deserta, sob xingamentos das pessoas do edifício.

Mulher é espancada por homem na cidade de Ilhéus, na Bahia - Reprodução/Montagem - Reprodução/Montagem
Mulher é espancada por homem na cidade de Ilhéus, na Bahia
Imagem: Reprodução/Montagem