Topo

Horóscopo

Astrologia


Astrologia vocacional? Sim, tem gente usando o céu para mudar de carreira

Astrologia vocacional ajuda a escolher melhor ocupação - Canva Studio
Astrologia vocacional ajuda a escolher melhor ocupação Imagem: Canva Studio

Colaboração para o UOL

01/05/2023 04h00

Uma das decisões mais difíceis da vida é sobre qual profissão seguir, certo? Isso porque nem sempre temos a oportunidade de descobrir o que realmente gostamos de fazer, assim como nem sempre temos acesso a profissões em que verdadeiramente nos encontraríamos.

Mais uma vez, a astrologia promete auxiliar através da leitura dos trânsitos celestes e do mapa natal.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A astróloga Sara Koimbra explica que existe um método de leitura astrológica focada em carreira e profissão, ideal para quem está em busca de uma carreira ou até mesmo de uma transição. Estamos falando da leitura vocacional.

"Além de trazer todas as nossas características, pontes fortes e pontos fracos, o mapa astrológico tem casas específicas que vão ajudar a entender caminhos na profissão"
Sara

Momento de transição

Além da leitura vocacional ser importante para a descoberta das profissões que mais combinam com a pessoa analisada, ela é interessante para momentos de transição de carreira. Isso porque, assim como os astros, nossa personalidade e nossa vida são cíclicas.

A jornalista Lívia*, 32, iniciou a transição para uma nova carreira após receber os resultados da sua consulta astrológica voltada à área profissional. A médio prazo, ela planeja abandonar a área de produção de conteúdo para turismo e tornar-se escritora. "Já comecei a escrever e tenho me sentido bem satisfeita", conta.

"Quanto mais cedo a leitura é feita, mais cedo descobrimos se a pessoa terá uma transição de carreira a partir da vivência dos seus ciclos pessoais. Olhando os trânsitos planetários que aconteceram e acontecerão isso fica evidente", conta Koimbra.

A astrologia vocacional - uma técnica de análise focada na carreira - pode ajudar a encontrar aptidões que, até então, não estavam sendo utilizadas no trabalho, indicando um novo caminho a seguir.

Como faz?

Toda a avaliação é feita a partir do Mapa Natal, que é a fotografia dos astros no céu no momento e local de nascimento da pessoa. Para tirar conclusões, os astrólogos avaliam a posição de cada astro e também os aspectos que formam entre si.

"Os planetas, asteroides, Sol e Lua mostram uma relação e, por meio dessa linguagem simbólica que é a astrologia, explicam, definem e informam o funcionamento físico, emocional e intelectual da pessoa", explica a astróloga Elizabeth Nakata.

Algumas áreas específicas do mapa merecem mais atenção, como acontece com as casas 2, 6 e 10, que respondem pela realização material e profissional.

Os pontos citados acima são o pontapé inicial para que a leitura de orientação vocacional aconteça através do mapa. Porém, outras características do indivíduo também devem ser levadas em consideração. Assim, é possível entender as afinidades e sincronicidades que ele teria com cada uma das profissões.

"Os quatro elementos principais também devem ser interpretados com atenção. Pessoas com muito fogo no mapa são mais empreendedoras, pessoas com muita terra são mais cautelosas, pessoas com muita água são mais artísticas e pessoas com muito ar são mais comunicativas", diz Sara Koimbra.

Ela destaca que os planetas também têm papel importante na leitura vocacional. Marte é como lidamos com as tarefas. Vênus rege a maneira como nos aproximamos das coisas. A Lua é a a criatividade, importante para ver como as emoções influenciam no processo criativo.

Quem procura?

Segundo a astróloga Lilian Marins, a maior parte das pessoas tem habilidades múltiplas e nem sempre consegue utilizar todas as suas potencialidades em uma única profissão. Por isso, um dos focos da astrologia vocacional é dar suporte para decisões relacionadas a mudanças de função, de emprego ou mesmo de área profissional. Porém, a técnica também pode auxiliar os jovens em época de vestibular.

"O Mapa permite que o estudante possa escolher de forma mais consciente entre um extenso leque de opções, para contemplar o uso adequado de suas habilidades, em sintonia com a sua verdadeira vontade", explica o astrólogo Patrick Mesquita.

A estudante Juliana Mattos, 21, estava em dúvida sobre qual curso escolher, até fazer a leitura astrológica com esse objetivo. "Eu me surpreendi com as coisas que o astrólogo falou sobre mim! E uma das primeiras observações que ele fez foi que eu poderia me dar bem trabalhando com tecnologia", conta.

Era o impulso que faltava para ela mudar de cidade e iniciar um curso de informática. "Atualmente, estou bem feliz com a minha decisão", diz.

Qual é o resultado?

"O astrólogo com quem me consultei me mostrou informações que o mapa trazia sobre minhas características pessoais, potencialidades e até dificuldades relacionadas ao lado profissional. Eu tomei minha decisão entre os vários caminhos que ele me apontou", diz Lívia.

Após a análise do mapa, o astrólogo deve apontar algumas possibilidades ao cliente, mas jamais apresentará um resultado determinante sobre o futuro profissional.

Também é possível descobrir que se está na área certa, porém, em um local de trabalho inadequado. "Na astrologia vocacional, identificamos aspectos como necessidade de segurança, habilidade para lidar com assuntos financeiros, ambientes de trabalho mais propícios, entre outros", afirma a astróloga Titi Vidal.

Já Sara Koimbra destaca que as características natais do seu posicionamento astral nasceram com você e vão morrer com você. Porém, os trânsitos podem alterar a perspectiva de como uma pessoa vê as coisas. Por isso, a leitura vocacional ajuda a entender as tendências individuais e universais no que tange o universo do trabalho para cada indivíduo.

*Nome trocado a pedido da entrevistada.

Para entender mais: livros sobre astrologia

O Guia Completo da Astrologia

A História da Astrologia para quem tem pressa

Astrologia sem Segredos: Um Guia Para Você Aprender Astrologia

Os Signos do Zodíaco: Um Guia para Entender a Astrologia Contemporânea

Rodapé content commerce -  -