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Niina Secrets lança 1ª coleção de make: "Não podemos pecar em diversidade"

Niina Secrets, de 26 anos - Divulgação/Eudora
Niina Secrets, de 26 anos Imagem: Divulgação/Eudora

Mariana Gonzalez

De Universa, em São Paulo

29/09/2020 04h00

Niina Secrets tem 26 anos e passou os últimos 10 sob olhos do público, nas redes sociais, falando de beleza e compartilhando especialmente dicas de maquiagem. Nesta trajetória, ela deu nome — e rosto — a batom, xampu e camisetas, mas agora, pela primeira vez, tem uma linha inteira de produtos para chamar de sua.

A coleção, em parceria com a Eudora, será lançada hoje com cinco produtos: hidratante labial em duas cores cinco tons de batom com efeito matte, esponja, primer e base líquida com ácido hialurônico — o produto, a criação preferida da criadora, será oferecido em 17 tons de base. Universa já testou a base, corre aqui!

"Uma marca que nasce hoje não pode pecar nesse sentido [sobre diversidade de tons de base]. Para mim é muito importante, tenho seguidoras do Brasil inteiro, de diferentes tons de pele, e quando a gente pensou na base, a preocupação principal foi em quantos tons a gente consegue chegar para atender a todas", conta Niina a Universa.

O processo de criação durou pouco mais de um ano e contou com um time de influenciadores parceiros, responsáveis por testar os produtos e palpitar sobre todos os detalhes, da textura até a embalagem final.

"É bem mágico ver o produto saindo da sua cabeça, sendo testado, fabricado e agora vir parar na minha mão", conta. "O desenvolvimento foi o processo mais gostoso, um dos mais difíceis também. Nós sentamos, discutimos quais produtos queríamos lançar, fomos para o laboratório, em Curitiba, o que foi muito divertido. Aprendi muito ao longo do caminho."

Niina analisa os últimos anos no mercado da beleza, os próximos anos de sua vida e divide lições que passa às suas alunas, no curso que ministra para futuras influenciadoras digitais: comprometimento, dedicação e seriedade.

UNIVERSA: Houve preocupação com a diversidade durante a criação dos produtos?

NIINA SECRETS: Totalmente. Estou nesse mercado há 10 anos, pude acompanhar bastante a evolução. O mercado está finalmente acordando e crescendo muito positivamente em termos de diversidade, tons de pele. Uma marca que nasce hoje não pode pecar nesse sentido. Para mim é muito importante, tenho seguidoras do Brasil inteiro, de diferentes tons de pele, e quando a gente pensou na base a preocupação principal foi em quantos tons a gente consegue chegar para atender a todas.

Houve uma consultora especialmente para a pele retinta. As cientistas do laboratório estavam lá no dia dos testes e faziam os ajustes na fórmula na mesma hora. E, além da base, outros produtos precisam de atenção, como os batons. Nesse momento de experimentação, a gente percebeu que o batom vermelho ficava alaranjado na pele retinta e essa não era a proposta da cor, então alteramos a fórmula.

Niina 1 - Divulgação/Eudora - Divulgação/Eudora
Imagem: Divulgação/Eudora

Niina 2 - Divulgação/Eudora - Divulgação/Eudora
Imagem: Divulgação/Eudora

Como tem sido sua relação com a maquiagem durante a pandemia e o isolamento social?

Eu tive muitas fases diferentes na pandemia. Algumas que eu nem conhecia. Logo no começo eu fiquei muito desanimada, muito desmotivada em relação a me maquiar, me arrumar. Pensei "vou aproveitar para deixar a pele respirar", porque no dia a dia eu uso muito produto para produzir conteúdo, tem dias que são três maquiagens diferentes. Depois eu entrei na fase que estou agora, de querer me arrumar para trabalhar.

Acordar, me vestir, me maquiar e começar o horário de trabalho em casa. Também tive momentos de super skin care, experimentar tudo. Mas não sou nada encanada nesse sentido, eu gosto muito de maquiagem, obviamente, gosto de me arrumar para me sentir poderosa, mas nem todo dia dá vontade.

Você dá cursos para garotas que querem se tornar influenciadoras. O que se tornou determinante para que você alcançasse o sucesso? Que dicas você tem para quem está nesse caminho?

Eu tenho meu curso, o Método Secrets, que começou esse ano, tenho duas turmas. Eu quis passar minha experiência nesses 10 anos de mercado da internet. Ali eu ensino algumas coisas primordiais para o sucesso, e a primeira delas é o comprometimento. Eu sou extremamente comprometida com o que eu faço, com o que eu me proponho a fazer. Eu jamais aceitaria fazer uma linha de maquiagem se não pudesse colocar 100% de mim ali. E o comprometimento leva a uma série de outras coisas importantes: pontualidade, seriedade, relacionamentos. A gente precisa ser bem relacionado, é essencial. Dedicação também, e sempre fazer o melhor, porque uma hora o resultado vai vir. Eu estou colhendo os frutos hoje, uma linha com o meu nome, com a minha cara.

E o que você ensina hoje no seu curso que gostaria de ter ouvido lá atrás, quando estava no começo da carreira como influenciadora?

Muitas coisas, nossa. Uma das coisas que as pessoas têm hoje quando começam a produzir conteúdo é a pressa, o imediatismo, não têm paciência de construir uma marca. Essa construção é extremamente importante. Eu também tinha essa ansiedade, mas a construção é primordial. Quando você tem uma base sólida, tudo vai crescendo organicamente.

Você foi considerada pela Forbes uma das jovens com menos de 30 mais promissoras do país. Como se vê aos 40?

Eu me imagino ainda nesse universo. Não sabemos como a internet vai estar daqui a 14 anos, mas eu quero estar produzindo conteúdo de alguma forma, não sei qual forma ainda, mas a gente vai se adaptando. Pessoalmente, me vejo com dois filhos. As pessoas me perguntam muito, eu sou casada há 2 anos, esse é um desejo para daqui a uns cinco anos, tenho outras metas e prioridades no momento. Eu eu quero me preparar, as pessoas falam que não dá pra se preparar, mas quero me dedicar quando essa fase da vida chegar. Eu não daria conta de um bebê agora, meus produtos são os meus bebês nesse momento.

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