Topo

Lábios ressecados: um guia rápido para você resolver o problema

Getty Images
Imagem: Getty Images

Manuela Aquino

Colaboração para Universa

14/09/2020 04h00Atualizada em 17/09/2020 15h32

Dias de tempo seco, como estamos vivendo em boa parte do país nos últimos dias, exige muita hidratação. Tem uma parte do corpo, porém, que exige um cuidado especial contra a secura: os lábios. A região é muito delicada, formada por uma pele fininha e por mucosa, e precisa estar sob forte proteção quando a umidade do ar está baixa.

"Além disso, a quantidade de água presente no ar é menor, a ingestão de líquidos pode não compensar, o que resseca mais a mucosa. Esse desequilíbrio faz também com que sejam mais comuns nesta época descamação, rachaduras e herpes", diz a dermatologista Bianca Gastaldi, de Joinvile, Santa Catarina.

Como cuidar?

Investa em lip balms potentes para ter no banheiro, na mesa do home office ou na bolsa, caso esteja saindo de casa. Evite usar a saliva ao sentir que a boca está seca —apesar de quase irresistível, esse gesto resseca por que o ph da saliva é ácido.

Dê preferência para produtos como manteiga de cacau, ácido hialurônico, lansinoh e lanolina para reparar a mucosa. Se os lábios estiverem seco mas não machucados, um esfoliante antes ajuda na penetração do ativo.

"Pela manhã, o ideal é que o produto tenha fator de proteção 30 porque um dos principais agressores é o sol. A radiação ultravioleta também resseca e envelhece a região. Reaplique a cada duas horas", diz a dermatologista Paola Pomerantzeff, de São Paulo. À noite, só o hidratante labial resolve, mas evite substâncias como fenol e mentol, além de fragrâncias, que podem irritar e desidratar mais a região.

Na rotina da noite, é importante também tomar cuidado para não atingir os lábios quando você for usar algum creme mais potente para o rosto. Muita gente tem o costume de passar em tudo de uma vez. "Aqueles com ácido salicílico, retinol ou ácido glicólico podem causar irritação. Uma dica é aplicar o lip balm antes, para que ele crie uma barreira caso haja contato", fala Paola.

Xiii, rachou?

Se você já está com os lábios rachados ou machucados, os cuidados precisam ser mais específicos para que não se formem feridas ou sangre. Para eles, a pedida é aumentar a hidratação do corpo (beba ainda mais água) e na pele. Por isso são indicados ativos como ceramidas, vitamina E e pro-vitamina B5.

E lembre-se de não passar a saliva e puxar aquelas "pelinhas" que se formam como sinal da desidratação. Se você é fã de um look sequinho no make, terá que deixar batons matte de lado por um tempo.

"Batons de longa duração e os matte têm geralmente fórmulas incompatíveis com ativos hidratantes", diz Bianca Gastaldi. Nos dias em que os lábios estão saudáveis, basta retirar bem o produto à noite e investir em um hidratante em seguida.