Topo

Jovem diz ter sido gravada enquanto usava provador de loja em SP

Isabella Pacheco, de 19 anos, denunciou caso de assédio em unidade das Pernambucanas em Sorocaba - Reprodução/Instagram
Isabella Pacheco, de 19 anos, denunciou caso de assédio em unidade das Pernambucanas em Sorocaba Imagem: Reprodução/Instagram

Mariana Maginador

Colaboração para Universa, em Sorocaba (SP)

09/09/2020 18h09

.A jovem Isabella Pacheco, de 19 anos, que mora em Sorocaba, no interior de São Paulo, fez um desabafo em seu perfil no Instagram para denunciar um funcionário de uma unidade da Pernambucanas que fez um vídeo enquanto ela se trocava em um provador. O caso aconteceu na última segunda-feira (07), em um shopping na zona norte da cidade. A empresa afirmou em nota que o suspeito "não faz mais parte do quadro de colaboradores".

O vídeo em que Isabella relata a situação já tem mais de 36 mil visualizações. Na publicação, a jovem diz que percebeu a mão de alguém por baixo da porta apontando o celular para ela e tentou impedir a ação.

"Eu já estava colocando a roupa quando olhei para o lado e vi o rapaz colocando a câmera do celular por baixo da porta. Na minha primeira reação, tentei pisar na mão dele, mas ele acabou sendo mais rápido", explicou a jovem, que ainda disse que o homem se escondeu nos fundos da loja.

A Isabella explica que procurou a gerência da loja na mesma hora, mas a responsável só pediu que ela se acalmasse e que "resolvesse as coisas ali mesmo" e sem chamar a polícia. No entanto, a jovem e seus pais optaram por acionar as autoridades. A Polícia Militar explicou em nota que orientou a jovem a procurar a Delegacia de Defesa da Mulher para registro imediato dos fatos. O homem não chegou a ser detido no momento.

"O rapaz trouxe o celular e disse que não tinha nada na galeria. Quando a gente abriu o celular, de fato, não tinha nada na galeria. Mas no Google Photos, na lixeira, tinham sim vídeos de diversas mulheres, de diversos dias diferentes, sendo filmadas dentro do provador", relata Isabella.

Isabella esteve com os pais na Delegacia de Defesa da Mulher e registrou um boletim de ocorrência de crime contra a dignidade sexual. De acordo com a Polícia Civil, um inquérito foi instaurado para apurar os fatos.

"Infelizmente no Brasil a gente tem que se expor para a história ganhar ouvidos. Só quero justiça, quero que ele pague pelo que ele fez, não só comigo, mas com outras mulheres", finalizou Isabella.

Em contato com Universa, a advogada da vítima, Vanessa Luccheta, alega que houve omissão por parte da loja.

"Na esfera penal, pediremos os vídeos do shopping, o vídeo da loja, para mostrar o constrangimento que houve com nossa cliente e o crime que foi praticado. Paralelamente entraremos com pedidos na área Cível dos danos morais da loja porque houve omissão e a proteção do indiciado. Queremos a condenação dele pela Lei Maria da Penha."

Jovem presta depoimento e diz que gravou vídeo

O suspeito de gravar Isabella, um homem de 19 anos, foi ouvido na tarde de hoje na Delegacia de Defesa da Mulher de Sorocaba. Investigadores foram até a residência do jovem e o encaminharam à delegacia para prestar depoimento. No local, ele confessou ter gravado Isabella e ao menos outras oito vítimas.

De acordo com os envolvidos na investigação, o suspeito relatou que fazia os vídeos há pelo menos um ano, quando começou a trabalhar na loja. Ele também admitiu que apagou os vídeos de seu celular e do armazenamento em nuvem. O celular do suspeito foi apreendido e será encaminhado para perícia. A investigação também pretende ouvir os policiais que atenderam a primeira ocorrência.

O jovem vai responder por produzir, fotografar, filmar ou registrar, por qualquer meio, conteúdo com cena de nudez ou ato sexual ou libidinoso de caráter íntimo e privado sem autorização dos participantes, com pena que vai de seis meses a um ano de prisão.

A delegada responsável pelo caso ainda orienta que outras mulheres que possam ter sido vítimas do mesmo caso procurem a DDM para prestar depoimento.

Empresa diz que desligou o colaborador

Em nota, a Pernambucanas afirma que "lamenta profundamente o ocorrido e repudia com veemência todo e qualquer ato de desrespeito e de ofensa à privacidade".

"A pessoa citada já não faz mais parte do quadro de colaboradores da companhia. A Pernambucanas é integralmente comprometida com a ética, integridade, diversidade e respeito a todos e está à inteira disposição das autoridades e da família para apoiar no que for necessário."