Topo

Designer lança coleção de roupas em homenagem às 'Soldaderas' mexicanas

Peças da coleção Soldaderas, da designer Sabrina Olivera - Divulgação
Peças da coleção Soldaderas, da designer Sabrina Olivera Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

04/09/2020 15h26

A designer mexicana Sabrina Olivera cresceu na cidade do México e hoje mora em Nova York, Estados Unidos, de onde lança uma nova coleção de roupas, em homenagem às "Soldaderas", mulheres que se juntaram à luta armada em seu país nos anos de 1910 e brigaram por uma sociedade mais justa e livre.

Segundo a Vogue, a linha é composta por três estilos de calças estampadas, todas com bolsos na parte inferior das pernas, com caimento confortável e costuras aparentes, simbolizando uma "armadura moderna" para mulheres que estão constantemente fugindo da violência nas ruas ou se protegendo dentro de casa.

Soldaderas - Divulgação - Divulgação
Calças da coleção Soldaderas, de Sabrina Olivera
Imagem: Divulgação

A estilista afirma que "queria celebrar o poder feminino" em seu país "durante um período em que a violência de gênero está em alta".

"Muitas mulheres no México ainda são 'soldaderas', de certa forma, especialmente aquelas que são oprimidas porque são de uma classe baixa, são mulheres negras ou vivem nas periferias das grandes cidades. Cada dia é uma luta para elas", defende Olivera.

Os tecidos usados nas roupas são de segunda mão, principalmente toalhas de mesa e cortinas encontradas no México, para subverter a ideia de papeis domésticos imputados à mulher na sociedade mexicana.

Peças da coleção Soldaderas - Divulgação - Divulgação
Peças da coleção Soldaderas, de Sabrina Olivera
Imagem: Divulgação

As peças podem ser compradas no site da designer, e a renda vai ser 100% doada para a Red Nacional de Refugios A.C., uma fundação mexicana que apoia abrigos para vítimas de violência doméstica.

Durante a Revolução Mexicana, que começou em 1910 e continuou por uma década, um grande número de mulheres se juntou à luta por uma sociedade justa.

Chamadas de Soldaderas, elas foram cruciais para a libertação do México e minaram os rígidos códigos de gênero de uma cultura em que as mulheres eram forçadas a seguir uma vida de domesticidade.