Topo

Aplicativo dispara aviso para amigas em situação de violência contra mulher

Cadastro de "anjos da guarda" é feito pelo app Women Angels - Getty Images/iStockphoto
Cadastro de "anjos da guarda" é feito pelo app Women Angels Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Universa

03/09/2020 17h06

Sem poder sair de casa por conta da pandemia de coronavírus e, muitas vezes, estando mais próximas dos agressores, mulheres que sofrem com violência doméstica têm um aliado tecnológico para pedir ajuda a amigas, parentes ou qualquer outra pessoa de confiança pelo celular em caso de emergências: o app Women Angels.

Com a ferramenta, que funciona no estado do Rio de Janeiro, a usuária pode cadastrar dois contatos que, por meio de um botão de perigo disparado por três segundos pelo aparelho celular, receberão sua localização em tempo real. Assim, outras pessoas podem pedir ajuda a Polícia ou a entidades de combate à violência contra mulher.

O mecanismo se une a outras iniciativas de apoio às vítimas de violência, seja em casa ou em outros ambientes — durante o isolamento, por exemplo, também foi difundida a ideia de se fazer um sinal, em videoconferências, para que os outros saibam que a mulher está em apuros.

A startup Women Angels, criada em 2018, disponibilizou o aplicativo gratuitamente para Android. A empresa também promove capacitação gratuita — buscando uma rede de voluntárias — para mulheres em situação de vulnerabilidade.