Topo

Natura lança campanha para troca de embalagens: 5 usadas por 1 novo produto

Natura e The Body Shop lançam campanha para troca de embalagens usadas por um novo produto - Natura &Co
Natura e The Body Shop lançam campanha para troca de embalagens usadas por um novo produto Imagem: Natura &Co

De Universa, em São Paulo

02/09/2020 11h52

A Natura e a The Body Shop lançaram uma campanha para incentivar a troca de cinco embalagens usadas por um novo produto. De acordo com a companhia, o objetivo é contribuir com a diminuição do impacto ambiental gerado pelo despejo inadequado de embalagens.

O programa de logística reversa funciona em todas as 95 lojas físicas das marcas, em shopping centers pelo país. As 60 lojas da Natura recebem produtos também de qualquer uma das quatro marcas do grupo Natura &Co: Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.

"O objetivo é incentivar o descarte correto das embalagens, a reciclagem e a economia circular", diz a vice-presidente de varejo de Natura &Co, Paula Andrade.

De acordo com a executiva, em junho de 2020, o grupo lançou seu plano Compromisso com a Vida, em que se compromete a intensificar suas ações para enfrentar alguns dos problemas mais urgentes do mundo, entre eles a mudança da produção para alcançar maior circularidade. No documento, a Natura &Co também convoca a sociedade civil a se juntar para a criação de um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.

A coleta das embalagens será feita em parceria com a TerraCycle, empresa especializada em soluções de reciclagem. Os materiais reciclados vão ser transformados em vasos de plantas, cones de trânsito, caixas para legumes e vegetais, entre outros utensílios.

Reaproveitamento

De acordo com a Natura, 925 toneladas de plástico reciclado são reaproveitadas por ano pela empresa na produção de embalagens de seus produtos. A iniciativa evita que o equivalente a 31 milhões de garrafas PET de 1 litro virem lixo. Desde 1983, a empresa oferece refis nas principais linhas de seu portfólio, economizando, por ano, o equivalente ao lixo produzido por 4,7 milhões de pessoas em um único dia.

A Natura também possui o Programa Natura Elos, que desde 2017 colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus elos das cadeias de materiais reciclados. Essa ação já recuperou mais de 10 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Peru.

Além disso, mais 142 mil toneladas de materiais também foram recuperadas com o Programa Dê as Mãos para o Futuro, iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), do qual a empresa é parceira.