Topo

No Youtube, 'Hora do Blec' tem menino negro como protagonista de histórias

O personagem Blec, em post recente no Instagram, homenageia o ator Chadwick Boseman, de Pantera Negra - Reprodução/Instagram
O personagem Blec, em post recente no Instagram, homenageia o ator Chadwick Boseman, de Pantera Negra Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa

01/09/2020 15h57

Um menininho negro que ao tirar o pente garfo do cabelo ganha um black power "de responsa" é o mais novo personagem disponível entre o conteúdo infantil no Youtube. Ele é protagonista das histórias de "Hora do Blec", que transmite aprendizados básicos, como o contato com a natureza e os hábitos de alimentação, a crianças.

No Instagram do @horadoblec, os produtores do conteúdo explicam que Blec é um menino que "adora jogar basquete e se aventurar com sua turma em busca de ajudar o mundo a ser mais sustentável". O pente garfo é seu "talismã". "Quando Blec puxa o pente, aparece a fada Lara, sua mestra, e logo seu cabelo arma, virando um lindo e mágico Black Power".

A turma é composta pelos pais de Blec, amigos, a fada Lara e o mascote, o vira-lata Basquiat, em homenagem ao artista plástico Jean Michel Basquiat.

A série de vídeos musicais, destinada ao público da primeira infância, é um projeto da Ubuntu Filmes com apoio institucional do PNUD, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, da ONU."Além de abordar os desafios do desenvolvimento sustentável com linguagem infantil, a iniciativa tem um papel importante no enfrentamento ao racismo, ao contar com um menino negro como protagonista, dentro de uma família negra feliz", diz a oficial de gênero e raça do PNUD no Brasil, Ismália Afonso, no site do programa.

Veja o primeiro episódio do clipe infantil, que fala sobre sustentabilidade: