PUBLICIDADE

Topo

Carreira e finanças

Mulheres de SP podem se inscrever em curso online gratuito de TI

Mulheres de SP podem se inscrever em curso online gratuito de Tecnologia da Informação, oferecido pelo governo do estado - Shutterstock
Mulheres de SP podem se inscrever em curso online gratuito de Tecnologia da Informação, oferecido pelo governo do estado Imagem: Shutterstock

De Universa, em São Paulo

31/08/2020 16h12Atualizada em 31/08/2020 16h43

As mulheres do estado de São Paulo poderão se inscrever gratuitamente nos novos cursos online de TI (Tecnologia da Informação), oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com abertura de 20 mil vagas anunciadas hoje, as inscrições vão até o dia 4 de setembro.

As quatro opções de curso são introdutórias, com duração de 80 horas, nas áreas de Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile. Todas estarão na plataforma da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo).

Podendo ser concluídos em até três meses, os cursos também oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

O oferecimento do curso foi motivado por um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que mostrou que a procura pelos cursos de tecnologia do projeto SP Tech, gerido pela pasta, é baixa entre mulheres. De 30 mil inscritos desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.

As inscrições podem ser feitas no site. A confirmação da vaga virá por e-mail e a previsão de início das aulas é 14 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

Podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos, alfabetizadas e que moram no estado de São Paulo. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência terão prioridade.

Cursos Avançados

Em parceria com as empresas Alura e Digital Innovation One, o governo do estado também vai oferecer cursos mais avançados, disponíveis após o término dos módulos básicos. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack.

Com ajuda do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) haverá outras 500 vagas em cursos avançados, preferencialmente para mulheres que fizeram os cursos introdutórios do SP Tech. O período de inscrição e data de início das aulas é o mesmo dos módulos básicos.

Os cursos serão oferecidos em 16 municípios: São Paulo (5 unidades), Araraquara, Bebedouro, Guarulhos, Rio Claro, Itu, Sorocaba, Presidente Prudente, São Vicente, Jundiaí, Osasco, Santos, São José dos Campos, São João da Boa Vista, Sorocaba e São Carlos.

Carreira e finanças