Topo

'Quero inspirar mulheres a questionar o patriarcado', diz Jameela Jamil

Jameela Jamil quer inspirar mulheres a lutar contra o patriarcado - Getty Images
Jameela Jamil quer inspirar mulheres a lutar contra o patriarcado Imagem: Getty Images

De Universa, em São Paulo

28/08/2020 13h10

Jameela Jamil se define como uma mulher "desobediente e rebelde", e quer inspirar outras mulheres a serem como ela. A atriz de "The Good Place" criticou, em palestra no Festival de TV de Edimburgo, o machismo da indústria do entretenimento.

Eu não tenho medo das opiniões de outras pessoas, e por isso eu assusto o patriarcado na nossa indústria. E sim, esta ainda é uma indústria comandada pelo patriarcado, em sua vasta maioria, tanto nos EUA quanto no Reino Unido, mas particularmente no Reino Unido. Sendo quem eu sou, estou potencialmente inspirando outras mulheres, dentro ou fora da nossa indústria, a usarem suas vozes e questionarem essas m*rdas, o sistema, outras celebridades poderosas por aí."
Jameela Jamil sobre o machismo no showbusiness

Jameela ainda apontou para um padrão que existe no mundo das celebridades, onde mulheres "fortes, cheias de opiniões e poderosas" são destruídas ou descreditadas pela indústria e pela opinião pública.

Não é mais aceitável matar mulheres que nos assustam, então só matamos suas reputações e sua credibilidade. Mas você pode escolher não desaparecer, continuar lutando. Eu não recebo só críticas, não estou só lutando contra o patriarcado e me livrando de caras inconvenientes o tempo todo. Não, estou vivendo uma vida recompensadora e plena enquanto luto pela igualdade."
Jameela Jamil sobre sua luta contra o patriarcado