Topo

Exercícios na quarentena? Astrologia pode ajudar a escolher atividade ideal

O que cada signo pode fazer para manter a atividade física em dia? - iStock
O que cada signo pode fazer para manter a atividade física em dia? Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

27/08/2020 04h00

Ok, as academias já estão começando a funcionar novamente em boa parte do país, com horários e movimento controlados. Mas muita gente ainda não se sente confortável em frequentar ambientes coletivos e prefere se exercitar em casa ou longe de qualquer tipo de aglomeração.

Para essa turma, a dica é apostar em atividades que têm a ver com a essência individual. "A energia dos signos pode mostrar exercícios que combinam mais com sua natureza", comenta Júnior Moura, astrólogo, numerólogo e alquimista.

Características dos signos x disposição para atividades

De acordo com ele, a ligação entre signos e elementos da natureza já leva a algumas associações. Os signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário), por exemplo, têm muita vitalidade, dinamismo e entusiasmo. "Normalmente são amantes dos esportes e a prática constante pode auxiliar no equilíbrio, já que precisam descarregar energia", diz Júnior.

Signos de Ar (Gêmeos, Libra e Aquário) são do pensamento, da leveza e da comunicação. Por isso, precisam de atividades que os levem a pensar, além de exigir estratégia e proporcionar bastante movimento.

"Câncer, Escorpião e Peixes, signos de Água, falam das emoções, da sensibilidade e, principalmente, da intuição. Vão se inclinar para exercícios mais fluídicos, sutis, em que as percepções sejam bem exploradas", acrescenta o astrólogo.

Por fim, os signos ligados ao elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) são da praticidade, da resistência e, mais ainda, da disciplina. "Às vezes, demoram para engatar, mas quando colocam o exercício como meta, aí ninguém os segura", afirma Júnior Moura.

A seguir, o astrólogo lista os exercícios que mais combinam com cada signo, inclusive os que podem ser feitos em casa ou ao ar livre, sem que isso signifique escapar do necessário isolamento social.

Atividades físicas: como escolher, segundo astrologia

Áries

É um signo bastante competitivo e que ama esportes, principalmente os de alto impacto, força e agressividade. Isso inclui lutas, crossfit, corridas e exercícios radicais. Como Áries é intenso e precisa de movimento contínuo, pois é bem impaciente, em tempos de isolamento em casa, pode se dedicar ao boxe e aos treinos funcionais e de luta.

Touro

O taurino é alguém mais calmo, que precisa de um tempo para engatar nos exercícios. Se puder conciliar a natureza com a prática desportiva, ele se sente muito mais motivado. Por isso, precisa sair de casa e ir para bem longe de aglomerações. Caminhadas e trilhas em áreas afastadas combinam demais com Touro.

Gêmeos

Esse signo gosta de conciliar um bom bate-papo com os exercícios. Além disso, não curte monotonia e busca atividades rápidas, que combinam com sua mente acelerada. Corrida, vôlei, basquete e futebol têm uma conexão forte com Gêmeos. Em tempos de quarentena, porém, a dica é apostar em uma boa esteira para acelerar os passos dentro de casa, até os esportes coletivos serem liberados.

Câncer

O signo das emoções tem relação com o elemento Água. É por isso que natação e hidroginástica são boas ideias para Câncer. A necessidade de "se sentir em casa" e se envolver emocionalmente com tudo o que faz o afasta de esportes de risco, já que ama se sentir seguro. Em tempos de isolamento, melhor recorrer à piscina do prédio ou da academia apenas em horários com baixa frequência.

Leão

Leão tem uma vitalidade incrível. Signo que fala do coração, precisa praticar exercícios que tragam destaque e visibilidade. Acelerado por natureza, pode se mostrar líder e competitivo, graças à influência do elemento Fogo. Ginástica olímpica e dança, além de polo aquático, combinam muito com a essência dele. Com o espaço reduzido em casa, melhor focar na dança para garantir a realização de atividades físicas.

Virgem

A disciplina é bem característica de Virgem. Trata-se de um signo que preza pela organização e ama cuidar da saúde. É detalhista e metódico. Por isso, yoga, xadrez e calistenia (treinos que usam apenas o peso do corpo) têm a ver com a energia desse signo - e todos podem muito bem ser feitos em casa.

Libra

O libriano ama estar na companhia de pessoas e não gosta de fazer nada sozinho. Exercício de força e agressividade não combinam com ele, mas vôlei e dança, sim - é ágil e gosta de sensualizar. Em tempos de isolamento social, melhor Libra deixar o esporte coletivo de lado e apostar nos passos e coreografias dentro de casa.

Escorpião

Esse signo ama tudo que é intenso, além de ser extremista. Competitivo, ama liderar. Por isso, boxe, tênis e tiro ao alvo são pedidas para ele. O nativo de Escorpião, aliás, precisa praticar algum esporte, pois as atividades físicas ajudam a transformar as suas energias, uma vez que é um signo com facilidade para somatizar. Em tempos de isolamento, melhor encarar um boneco de treino e apostar em socos e chutes para se exercitar entre quatro paredes.

Sagitário

Amante das aventuras, odeia rotina e precisa estar sempre aprendendo. A corrida, os treinos funcionais e o arco e flecha têm tudo a ver com Sagitário. O signo está sempre buscando o novo, um ideal recente, e quando decide ir mais longe, precisa se sentir livre. Enquanto isso não é aconselhável, melhor optar pelas alternativas que podem ser feitas em ambiente interno, como esteira ou exercícios funcionais.

Capricórnio

Quando falamos em responsabilidade e disciplina, Capricórnio é o signo que sobressai. Ama o esforço e é muito comprometido com o que decide fazer. Na área das atividades físicas, musculação, balé e golfe podem falar muito da energia capricorniana. Entre as opções, a dança se revela a mais adequada para se praticar, sem necessidade de frequentar academia.

Aquário

O signo da tecnologia e da liberdade odeia cobranças e rotina. Por outro lado, adora trabalhar em equipe e, por isso, esportes em grupo são os mais indicados. Dança (olha aí algo prático para dentro de casa), salto de paraquedas e caiaque são bem a cara de Aquário.

Peixes

Signo da intuição, da sensibilidade e da imaginação, Peixes também é distraído e um pouco avoado. É por essa razão que exercícios calmos e que não exijam muita atenção são os melhores para o pisciano. Em casa, vale apostar em dança e tai chi chuan. Fora, longe da muvuca, mergulho também tem a ver com sua essência.