Topo

Campanha do governo federal incentiva participação de mulheres nas eleições

Programa Mais Mulheres na Política tem como objetivo garantir que ao menos uma vereadora seja eleita em cada cidade do país nas Eleições de 2020 - Ueslei Marcelino
Programa Mais Mulheres na Política tem como objetivo garantir que ao menos uma vereadora seja eleita em cada cidade do país nas Eleições de 2020 Imagem: Ueslei Marcelino

De Universa, em São Paulo

27/08/2020 17h30

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos irá lançar amanhã a campanha "Mais Mulheres na Política", que tem como objetivo garantir que ao menos uma vereadora seja eleita em cada um dos 5.570 municípios brasileiros.

A iniciativa da SNPM (Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres) irá disponibilizar vídeos, cartilhas, lives com especialistas e aulas virtuais com conteúdo sobre as eleições. Além disso, às candidatas terão auxílio em casos de denúncias de violência política.

Segundo a ministra Damares Alves, a ação irá permitir o protagonismo feminino na disputa eleitoral. "Os dados nos mostram o quanto as mulheres ainda estão afastadas dos processos decisórios no país. A campanha irá dar as ferramentas necessárias para que as mulheres participem mais e conquistem mais."

Nas últimas eleições municipais, em 2016, o eleitorado feminino representou 52,5% do total, porém, aproximadamente 1,3 mil municípios não elegeram nenhuma vereadora. No mesmo pleito, aproximadamente 8 mil mulheres foram eleitas para as câmaras municipais.

Para o poder executivo, somente 636 prefeitas foram eleitas, representando apenas 11,6% das prefeituras do país, segundo dados do Cadastro Eleitoral. A maioria desses municípios são os que possuem menor densidade populacional e menor renda per capita.