Topo

ONG LGBTQ+ cria comercial para rebater discurso de Trump em convenção

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante discurso em Arlington, na Virginia - TOM BRENNER
Presidente dos EUA, Donald Trump, durante discurso em Arlington, na Virginia Imagem: TOM BRENNER

De Universa, em São Paulo

24/08/2020 15h03

A organização GLAAD criou um comercial sob medida para rebater alguns pontos que o presidente Donald Trump tem alardeado sobre sua atuação no campo dos direitos LGBTQ+ — como, por exemplo, que ele é o "presidente mais pró-LGBTQ+ da história dos EUA".

E tem mais: o vídeo vai ao ar durante a convenção do partido republicano, que ocorre nesta semana, com transmissão por várias emissoras abertas e a cabo do país. O evento oficializará a candidatura de Trump à reeleição.

Conversa entre gerações

O comercial tem o formato de uma ligação por Zoom entre mãe e filho, em que o rapaz tenta alertar a mãe sobre a discriminação do governo: "Você sabia que eu posso ser expulso do meu condomínio por ser gay? Ou que médicos podem recusar tratamento a mim? Trump é contra a lei que mudaria isso".

"Você não quer ser avó?", pergunta ele a seguir. "Ele não quer que eu adote. Eu sei que você gosta dele, mas preciso que você entenda o que ele está fazendo para me machucar".

O diálogo faz referência à oposição de Trump ao Equality Act, que estabeleceria proteções constitucionais claras a pessoas LGBTQ+ nos EUA — impedindo, por exemplo, que elas fossem demitidas por sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Outra questão levantada pelo comercial é a decisão do Departamento de Justiça do governo Trump de enviar um relatório à Suprema Corte sugerindo que agências de adoção poderiam recusar casais LGBTQ+ se quisessem.