Topo

Jennifer Lopez apoia sobrinho trans não-binário que estrela documentário

De Universa, em São Paulo

24/08/2020 11h51

Jennifer Lopez é uma tia orgulhosa. A cantora postou no Instagram um trecho do documentário "Draw With Me", que conta a história de Brandon Scholl, que se identifica como transgênero não-binário, e usa os pronomes neutros da língua inglesa "they/them".

Este filme é uma jornada de uma pessoa trans se assumindo para sua família, mas também se engajando com sua arte, que ajudou a lidar com os seus sentimentos naquele momento. É um filme importante e atual, em sua história e mensagem, e pode ter um grande impacto para entender o que Brendon e sua família estão passando neste momento de aceitação. É uma história muito próxima ao meu coração, porque é uma história de família. É sobre aceitar mudanças e desafios com muito amor, e sobre saber quando precisamos fazer tudo que é possível."
- Jennifer Lopez sobre o documentário "Draw With Me"

Na introdução do vídeo, Lopez se refere a Brendon como seu "nibling" — um termo de gênero neutro que ajuda os falantes da língua inglesa a evitar palavras como "nephew" ("sobrinho") e "niece" ("sobrinha").

Dificuldades

Em "Draw with Me", Brendon reconta sua trajetória difícil, contando que passou por muitos anos de desconforto com o próprio corpo antes de finalmente se entender como trans, por volta da oitava série.

O momento de falar com a família chegou quando os pais encontraram um "binder", peça usada para comprimir os seios e dar a impressão de peitoral plano por baixo das roupas, em seu quarto. "Eu estava com muito desgaste de mentir para eles, então disse a verdade e me assumi", contou.

A reação da mãe, Leslie, no entanto, não foi positiva. Ela própria aparece no documentário, explicando que eles tiveram muitas "brigas sérias" após aquele dia —o que causou problemas psicológicos intensos para Brendon.

"Eu passei muitas noites chorando, porque sentia medo, ficava pensando sobre o que poderia acontecer comigo... a arte me deu um escape para muitas dessas coisas que eu não podia dizer em voz alta", conta.

Brendon acabou tentando suicídio durante este período. "Foi aí que eu percebi que estava tentando se machucar. Eu percebi que isso não era sobre mim. Era sobre Brendon e seu bem-estar", conta Leslie.

Brendon Scholl em cena do documentário 'Draw With Me' - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Brendon Scholl em cena do documentário 'Draw With Me'
Imagem: Reprodução/Instagram