Topo

PSOL pede que Damares deponha sobre vazamento de dados de menina de 10 anos

15.mai.2020 - Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos - GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO
15.mai.2020 - Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Imagem: GABRIELA BILó/ESTADÃO CONTEÚDO

De Universa, em São Paulo

19/08/2020 18h09

O deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) anunciou hoje que o partido protocolou um pedido para que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, preste esclarecimentos na Câmara sobre o vazamento de dados da menina de 10 anos que interrompeu a gravidez após ser estuprada pelo tio, no Espírito Santo.

Nome completo e endereço do hospital no Recife onde ela realizaria o procedimento, autorizado pela Justiça capixaba, foram publicados ilegalmente pela militante de extrema-direita Sara Winter, no último domingo (16). Há suspeitas que as informações tenham sido vazadas pela ministra.

"Urgente! Acabamos de protocolar o requerimento de convocação da ministra Damares para prestar esclarecimentos na Câmara sobre o vazamento de dados da menina de 10 anos", disse o deputado, no Twitter. "Isso é crime e precisa ser investigado".

No último domingo (16), a ativista, cujo nome real é Sara Giromini, incitou manifestantes de direita contrários ao aborto a protestarem em frente ao hospital Cisam (Centro Integrado Amaury de Medeiros), no Recife. No domingo, dezenas de pessoas proferiram ofensas à criança e à sua família, e algumas tentaram forçar a entrada no local.

Desde que publicou os dados da menina, Sara Winter teve seu perfil no YouTube derrubado pela plataforma, foi alvo de uma notícia-crime protocolada por deputados estaduais do DF e de um pedido de investigação no MPF (Ministério Público Federal). Uma petição online já reúne mais de 100 mil assinaturas pela abertura de um processo contra ela.