Topo

Médico oferece plástica gratuita para mulher trans agredida no RJ

Alice Felis postou seu relato sobre a agressão sofrida - Reprodução/Instagram @aalicefelisooficial
Alice Felis postou seu relato sobre a agressão sofrida Imagem: Reprodução/Instagram @aalicefelisooficial

De Universa, em São Paulo

19/08/2020 22h40

O cirurgião plástico José Carlos Martins Jr., de Santa Catarina, ofereceu uma reconstrução facial gratuita para a blogueira Alice Felis, que teve o nariz e a mandíbula quebrados e perdeu alguns dentes em ataque transfóbico no domingo (16).

Alice foi atacada no próprio apartamento no Rio de Janeiro, após um encontro. O médico decidiu ajudar ao saber do caso pelo noticiário nacional: "É o mínimo que podemos fazer".

"Casos como este, infelizmente, acontecem diariamente em nosso país, fruto do preconceito e da transfobia. Nossa clínica, além da reconstrução dos ossos fraturados, também irá realizar a cirurgia de feminização facial como forma de aliviar o sofrimento e o trauma que ela sofreu", disse, em entrevista à revista Vogue Brasil.

José Carlos, que trabalha na clínica Transgender Center Brazil, acrescentou: "É o mínimo que podemos fazer depois de todos esses anos atuando em cirurgias de pacientes transgêneros".

A vítima já passou por uma consulta virtual hoje para avaliar a sua situação: será preciso reconstruir sua mordida e arcada dentária, dentre outras intervenções. Só a feminização facial custa cerca de R$ 60 mil.

Amanhã, Alice viaja para Blumenau para se encontrar com José Carlos. Especializado em cirurgias bucomaxilofaciais, ele já definiu os exames que ela precisará fazer para planejar as cirurgias, assim como a medicação que precisará tomar para diminuir o inchaço do rosto.