Topo

Menopausa e pressão estética: Michelle Obama fala sobre saúde em podcast

Michelle Obama no documentário da Netflix "Minha História" - Reprodução/Netflix
Michelle Obama no documentário da Netflix "Minha História" Imagem: Reprodução/Netflix

De Universa

15/08/2020 13h29

No último episódio de "The Michelle Obama Podcast", a ex-primeira dama dos Estados Unidos convidou a ginecologista e obstetra Sharon Malone para discutir sobre questões de saúde feminina. Durante o diálogo, a esposa de Barack Obama falou sobre a importância de conversar com as filhas sobre sexualidade e criticou os padrões estéticos que são impostos às mulheres.

Ela relembrou o período em que Shasha, 19, e Malia, 22, eram adolescentes e ainda estavam descobrindo sobre si mesmas. A mãe dizia: "Não quero que aprendam sobre seus corpos e sobre sexo com outra criança de 12 anos. Nenhum de vocês sabe do que está falando. Vocês têm 12 anos, venham me perguntar". Mesmo considerando algumas perguntas difíceis de serem respondidas, fazia questão de deixá-las confortáveis diante do tema.

"Quando você pensa em tudo o que o corpo de uma mulher tem que fazer ao longo de sua vida... Por exemplo, estar preparado para dar à luz e então ter todo o sistema reprodutor desligado na menopausa. Há poder nisso, nos altos e baixos e nas mudanças hormonais. Mas fomos ensinadas a ter vergonha disso e nem entender completamente os processos", opinou.

Ela disse ainda que pensar em passar pela menopausa a fez refletir sobre o que a saúde significa para as mulheres em geral. E reforçou que ainda existem mensagens conflitantes com relação ao assunto, principalmente envolvendo os números da balança. A ginecologista convidada complementou dizendo que o valor das mulheres varia de acordo com o espaço que ocupam. Ou seja, quanto menores elas se tornarem, maior será o seu valor diante dos grupos sociais. "É tudo uma questão de ser magra", disse a médica, reforçando que, na prática, ser magra e ter saúde são coisas completamente diferentes.

"Você conhece uma mulher que está feliz consigo mesma?", provocou Michelle, acrescentando que a busca pelo aperfeiçoamento constante da própria imagem "é uma maneira exaustiva de viver".