Topo

Samara Felippo relata dor ao amamentar e depressão pós-parto: 'não julgue'

Samara Felippo falou de sua experiência dolorosa com a amamentação em postagem no Instagram - Reprodução/Instagram/@sfelippo
Samara Felippo falou de sua experiência dolorosa com a amamentação em postagem no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram/@sfelippo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/08/2020 10h17Atualizada em 04/08/2020 15h17

Samara Felippo falou sobre a experiência "frustrante" com a amamentação de suas duas filhas, Alicia e Lara, de 11 e 7 anos. Apesar de defender o aleitamento materno, a atriz contou que sofreu com dores e uma depressão pós-parto no nascimento de sua caçula, depois que se separou do pai das meninas, o jogador de basquete Leandrinho.

"Tive duas amamentações. Alicia até os 8 meses, porque eu quis. Tive mastite, dor e foi assim. Lara até 1 mês. Sim. Alguém aí com certeza julgou!! Me separei no puerpério dela e tive depressão pós-parto amena. Meu leite secou, tentei trans lactação mas não deu certo. Foi esse olhar da foto que me segurava firme. Esse olhar que me sustentava", detalhou a atriz em uma postagem no Instagram, acompanhada de uma foto de Lara mamando em seu peito.

Várias mulheres têm postado imagens e relatos de amamentação nos últimos dias por causa da Semana Mundial de Aleitamento Materno 2020 e o mês do Aleitamento Materno no Brasil.

Na publicação, Samara destacou a importância da amamentação, mas defendeu que as mulheres respeitem seus limites, pedindo também que outras pessoas não julguem as mães que optarem por desistir.

Defendo muito a amamentação, o alimento mais rico pros nossos filhos, mas também passei a respeitar o direito da mulher escolher o tempo que quiser amamentar sem ser apedrejada. A dor dela. Não lhe cabe julgar a realidade que você não vive. Essa frase serve para tudo!

Essa não é a primeira vez que a atriz usa suas redes sociais para falar de sua vivência com a maternidade. Samara já declarou que "não gosta de ser mãe" e falou sobre o desafio de ser mãe solo na quarentena.

"Tenho privilégio de ter apoio aqui em casa. Tem mães que não têm essa ajuda e fazem jornada tripla na quarentena. Mas mesmo com essa rede de apoio a carga emocional e mental é toda para cima de mim. Estou me sentindo sobrecarregada por não poder dividir com o pai este momento", contou a artista, que se separou do ex-marido em 2013.

Passou agora a semana da amamentação. Fiquei pensando se postava algo ou não, porque sempre sou sincera quando o assunto é maternidade. O que causa muita polêmica, porque mães: Calem-se!! Você não é permitida a sentir!! " Muito frustrante mergulhar num mundo onde te vendem um pacote e quando você, geralmente sozinha, abre não é nada daquilo que você "comprou". Queria ter essa Samara pra conversar comigo na época. Talvez não também, me transformei na mulher que que sou hoje por ter vivido minhas experiências. Obvio. Tive duas amamentações. Ja falei sobre isso por aqui. Alicía até os 8 meses, porque eu quis. Tive mastite, dor e foi assim. Lara até 1 mês. Sim. Alguém aí com certeza julgou!! Me separei no puerpério dela e tive depressão pós parto amena. Meu leite secou, tentei translactação mas não deu certo. Foi esse olhar da foto que me segurava firme. Esse olhar que me sustentava. Me enchia e fazia meu amor transbordar e eu ia me fortalecendo. Porque não foi isso que esperei viver. Defendo muito a amamentação, o alimento mais rico pros nossos filhos, mas também passei a respeitar o direito da mulher escolher o tempo que quiser amamentar sem ser apedrejada. A dor dela. Não lhe cabe julgar a realidade que você não vive. Essa frase serve pra tudo! Amamentem! E? delicioso, sensação única e sublime. Doe leite se tiver em abunda?ncia. Amamentem o tempo que quiserem. Ninguém tem nada a ver com isso. Joguem os pitacos no lixo!!! Mas se respeitem e não se cobrem caso não possa ou não queira. A jornada só está começando e muitas cobranças virão!! Cada uma sabe da sua realidade. #amamentação #semanadaamamentação #maternidadereal #maededuas

Uma publicação compartilhada por Samara Felippo (@sfelippo) em