PUBLICIDADE

Topo

Mães e filhos

Mulheres fazem parto de bebê com ajuda de médica por vídeo, na Índia

Médica orientou as ajudantes a usar luvas e máscaras, e acompanhar mãe e bebê até que fossem finalmente transferidos para um hospital - iStock
Médica orientou as ajudantes a usar luvas e máscaras, e acompanhar mãe e bebê até que fossem finalmente transferidos para um hospital Imagem: iStock

De Universa, em São Paulo

31/07/2020 17h02

Um grupo de mulheres em Karnataka, na Índia, ajudaram a fazer um parto com a ajuda de uma médica por chamada de vídeo.

Segundo o jornal Indian Express, elas são vizinhas, ouviram o chamado de Vasavi Pathepur, que estava entrando em trabalho de parto, e ligaram, pelo WhatsApp, para uma ginecologista de uma cidade próxima, que as orientou sobre como receber o bebê em segurança.

A criança deveria nascer no final de julho, mas Vasavi começou a sentir contrações dias ates da data prevista. O marido dela, Raghvendra, não encontrou nenhuma ambulância para levá-la ao hospital porque a maioria dos veículos estava trabalhando no combate à covid-19.

A médica Priyanaka Mantagi, que atende em Hubbali, orientou as ajudantes a usar luvas e máscaras, e acompanhar até que mãe e bebê fossem finalmente transferidos para um hospital. Os dois passam bem.

Essa foi a primeira vez que ela orientou um parto à distância: "A primeira coisa que eu disse a todos era para não se preocuparem e terem confiança. Quando eu atendi à chamada, o bebê estava quase todo fora, eu apenas orientei o que fazer em seguida, disse a elas como cortar o cordão umbilical. Todas as mulheres seguiram cada instrução com cuidado para que o parto fosse um sucesso".

Mães e filhos