Topo

Estrelas trans de 'Pose' são esnobadas no Emmy: 'Série é sobre nós'

Indya Moore como Angel em "Pose" - Divulgação
Indya Moore como Angel em 'Pose' Imagem: Divulgação

De Universa, em São Paulo

29/07/2020 08h22

Indya Moore e Angelica Ross se pronunciaram nas redes sociais após as indicações ao Emmy de ontem, que deixaram de fora, mais uma vez, o elenco transgênero de "Pose". O ator Billy Porter (Pray Tell) foi lembrado na sua categoria.

Há algo estranho sobre pessoas trans não serem honradas em uma série sobre pessoas trans que criaram toda uma cultura para honrar a si mesmas, porque o mundo não era capaz de fazer o mesmo."
- Indya Moore sobre a ausência do elenco trans de "Pose" no Emmy

Indya também criticou a equipe de publicidade de "Pose", acusando-os de não mandar as atrizes trans para talk shows e outras oportunidades promocionais. Ela deu a entender que a equipe "não confiava nelas o bastante para colocá-las na TV ao vivo".

'Estou cansada'

Angelica Ross, que interpretou Candy em "Pose", retuitou as mensagens da colega e continuou o diálogo em um vídeo no Instagram.

Eu quero que vocês saibam que isso não é só sobre uma indicação a um prêmio. Eu estou simplesmente cansada. As pessoas que me conhecem sabem que eu não trabalho só na frente ou atrás das câmeras, mas sim 24 horas por dia, tentando fazer nossa sociedade valorizar vidas trans, e especialmente vidas trans negras."
- Angelica Ross sobre ausência do elenco trans de "Pose" no Emmy

Quem também saiu em defesa de suas estrelas foi Steven Canals, cocriador de "Pose", que retuitou uma mensagem mencionando todo o elenco trans principal da série e dizendo que "o Emmy pode ter esnobado o seu trabalho, mas vocês ganharam o nosso coração".

Ele também falou sobre a ausência de Mj Rodriguez, a Blanca da série, nas indicações. "O que ela precisa fazer — além de derramar o seu coração e sua alma em cada cena — para ganhar uma indicação a melhor atriz?", perguntou.