Topo

Festival de Veneza tem maior presença de diretoras, mas é inferior a 50%

Ano passado, Festival de Veneza contou com três mulheres na disputa; diretor não sinaliza para adoção de cotas que romovam a igualdade de gênero - Alberto Pizzoli/AFP/Getty Images
Ano passado, Festival de Veneza contou com três mulheres na disputa; diretor não sinaliza para adoção de cotas que romovam a igualdade de gênero Imagem: Alberto Pizzoli/AFP/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 10h11Atualizada em 28/07/2020 11h30

O Festival de Veneza, um dos mais importantes do cinema, tem oito filmes dirigidos por mulheres selecionados para a principal competição do evento, o "Leão de Ouro".

A lista oficial foi divulgada hoje com oito filmes liderados por mulheres e 11 por homens — um deles é codirigido por um homem e por uma mulher.

O número representa 44% dos filmes. Ou seja, a presença das mulheres ainda é menos da metade do que os dirigidos por homens.

Ainda assim, o número é maior do que as outras edições do festival. Em 2019, eram apenas duas diretoras. Em 2018 e em 2017, o número era de uma em cada edição.

Marcado para começar no dia 2 de setembro, a celebração terá os trabalhos de Chloé Zhao, em "Nomadland"; Mona Fastvold em "The World to Come" e "Never Gonna Snow Again" da polonesa Malgorzata Szumowska.

A lista ainda conta os nomes de Nicole Garcia em "Lovers", Susanna Nicchiarelli em "Miss Marx", Emma Dante com "Le Sorelle Macaluso", Julia Von Heinz e seu filme "And Tomorrow the Whole World" e, encerrando as oito mulheres, a bosniana Jasmila Zbanic, com "Quo Vadis, Aida?".

Em 2018, o diretor do festival, Alberto Barbera, assinou um documento de igualdade de gênero. Mas longe de trazer uma medida efetiva de incluir mais mulheres na competição, o protocolo apenas divulga números de mulheres nas produções.

Segundo o site da revista norte-americana "The Hollywood Reporter", Barbera já afirmou que "nunca selecionaria filmes com base no sexo do diretor, apenas na 'qualidade' do trabalho".