Topo

Como Mayra Cardi: por que quem foi traído pode não reconhecer o ex?

Mayra Cardi afirma que não reconhece mais o ex, Arthur Aguiar - Reprodução / Instagram
Mayra Cardi afirma que não reconhece mais o ex, Arthur Aguiar Imagem: Reprodução / Instagram

De Universa

26/07/2020 17h08

Depois que decidiu falar publicamente sobre as traições que sofreu durante o casamento com Arthur Aguiar, Mayra Cardi passou a receber prints de diversas conversas comprometedoras, que expunham o ex-marido. E agora é categórica em dizer que não reconhece o homem com quem foi casada e com quem tem uma filha. Uma vez que as mentiras foram desvendadas, ela sente como se tudo o que tivesse vivido ao lado dele não tivesse passado de uma ilusão.

"Vocês não têm ideia do quanto é triste e fúnebre olhar para a própria vida e ter que anular três anos. Isso nunca me aconteceu. Nunca imaginei que teria que apagar três anos da minha vida, como se nunca tivessem acontecido, porque nunca aconteceram. Foram uma mentira. Sempre foram. Não existiu um único dia que tenha sido verdade. É muito bizarro", disse através de vídeo postado nas redes sociais.

Em situações como a dela, na qual a separação acontece devido à infidelidade, é comum que as pessoas sintam que como se a relação toda tivesse sido perdida. "Trair é uma decisão que sem volta, que tem como consequência destruir o que foi anteriormente construído", opina a psicanalista Renata Bento.

Prejudicial à autoestima

Uma pessoa traída tende a ficar com a autoestima ferida, principalmente no primeiro momento. "Ao saber do que aconteceu, a primeira reação possível é o autoflagelo: sentir raiva e achar que está sendo rejeitado. Depois, a pessoa pode passar por episódios de euforia e até provocar transformações de visual ou comportamento a fim de se sentir mais plena. Isso até conseguir fechar o ciclo, resolver o assunto internamente e virar de vez a página", detalha Marcelo Alves dos Santos, psicólogo clínico e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ou seja, pensar que anteriormente viveu uma ilusão e que agora está ciente da verdade, pode até funcionar como um impulso para se recuperar mais rápido.

Divórcio acentua o sentimento

Quando a traição acontece dentro do casamento, o sentimento pode ser acentuado pelo processo do divórcio, uma vez que ele envolve conciliação entre as partes sobre bens, guarda e educação dos filhos e, além de luto pelo que acabou de acontecer. "Fica um vazio e os sentimentos costumam oscilar entre tristeza, angústia, medo, carência e raiva. Podem até surgir doenças psicossomáticas [problemas de estômago, alergias e inflamações]", explica Ana Paula Magosso Cavaggioni, pesquisadora do Instituto de Psicologia da USP.

O importante, segundo a especialista, é se aproximar de familiares e amigos, além de investir em autocuidado e atividades prazerosas, a fim de tornar o processo da separação menos dolorido.

* Com informações das matérias "Deborah Secco diz que traía para facilitar o término. Entenda o comportamento"; "Como Hariany em A Fazenda: quem já foi traído tem mais chances de trair?" e "6 fatos sobre o divórcio que você precisa saber".