Topo

Planeta tal rege signo tal: aprenda o beabá da astrologia e significados

Entenda influência dos planetas na astrologia - iStock
Entenda influência dos planetas na astrologia Imagem: iStock

Colaboração para Universa

23/07/2020 04h00

Além dos signos, a astrologia baseia suas leituras e interpretações na movimentação dos planetas. Eles se dividem em planetas pessoais, de trânsito mais rápido e que exercem influência direta em nossa vida e personalidade, e planetas sociais, de trânsito mais lento e que vão influenciar aspectos mais voltados à sociedade e processos de evolução enquanto humanidade.

Já os planetas interpessoais fazem parte da leitura feita pela astrologia moderna, apenas, e representam a transformação e regeneração de maneira mais profunda. Sol e Lua são dois luminares, que, por sua vez, representam as duas polaridades: masculino e feminino, respectivamente.

Na astrologia, são os planetas que especificam e dão as qualidades representadas por cada signo. Por isso, cada signo tem o seu planeta regente. No mapa astral, eles são analisados junto com as casas astrológicas e os signos ali presentes. Os astros ajudam a ler as facetas da existência de cada pessoa, permitindo compreender aspectos do consciente e do inconsciente.

Descubra abaixo o que cada planeta representa.

Sol: o astro rei do sistema solar.

Representa a nossa mais verdadeira natureza, nossas vontades e poderes pessoais. Ajuda a entender nosso caráter e nossas maiores ambições aqui na Terra. Faz brilhar o que temos de melhor, assim como deixa explícito o que devemos melhorar em nossa essência. Considerado o grande pai na astrologia, descreve como lidamos com as condições externas. Representa o tema central da nossa vivência e as características mais genuínas que possuímos.

Rege: Leão

Lua: o único satélite natural da Terra.

A Lua representa o ventre da grande mãe, um lugar de acolhimento e de reconhecimento de nossas emoções. Representa a inteligência emocional, a criatividade e os valores mais genuínos de cada um. Revela como agimos intuitivamente, assim como o que existe em nosso subconsciente. Mostra o que nos traz segurança emocional e qual a nossa relação com o nosso lar. Também ajuda a entender os pontos mais sensíveis de nosso lado emocional.

Rege: Câncer

Planetas pessoais: aqueles que influenciam nossa vida diretamente através de sua movimentação celeste.

Vênus

O nome se refere à Deusa do amor e da beleza, o que não poderia ser diferente na atuação deste planeta perante a astrologia. Vênus fala sobre nossas trocas afetivas, as emoções passionais, nossos gostos e necessidades. Também mostra como expressamos nossos sentimentos e como estabelecemos vínculos. Ajuda a entender o que nos satisfaz emocionalmente. Demonstra como seduzimos, como nos atraímos afetivamente e quem queremos atrair. Carrega o dom das artes.

Rege: Touro e Libra. No primeiro caso, Vênus traz talentos artísticos e sensibilidade. Já em Libra, o planeta traz a valorização e equilíbrio dos relacionamentos.

Marte

Planeta do impulso, da ação, dos desejos. Representa a nossa ação, o modo que nos movimentamos e como podemos evoluir. É conhecido como planeta guerreiro, já que também fala sobre os nossos ideais e crenças que nos impulsionam a agir. É o desejo, o sexo e a coragem. Nos permite entender nossas próprias armas e nossas ambições. Fala sobre nossa capacidade de defesa, nossa força física e o que precisamos para uma sobrevivência mínima.

Rege: Áries e Escorpião.

Mercúrio

É o famoso planeta da comunicação, do comércio, das viagens, dos meios de transporte e do nosso mental. Mostra nosso lado aprendiz e curioso, permitindo buscar o conhecimento de maneira prática e exercitar nossa capacidade intelectual. É visto como o mensageiro alado dos Deuses. Faz uma ponte entre o concreto e o imaterial, aquilo que não vemos, mas podemos sentir. É o grande cérebro entre os planetas e representa a maneira como nos expressamos ao mundo.

Rege: Gêmeos e Virgem. No primeiro caso, Mercúrio traz agilidade mental. Já em Virgem, o planeta traz poder de análise e racionalização.

Planetas sociais: aqueles que influenciam, através de sua movimentação celeste, aspectos sociais e coletivos.

Saturno

É o grande rei do tempo, o planeta professor que nos cobra diariamente sobre nossa caminhada e desenvolvimento pessoal enquanto parte de um todo (sociedade). Pede trabalho e disciplina para que possamos evoluir. No mapa astral, indica as áreas da vida que precisam de mais esforço e dedicação. Bem como as que têm mais potencial. É o Senhor do Karma, ensina que tudo o que plantamos será colhido. Fala sobre destino, tempo, paciência, tradição e experiência.

Rege: Capricórnio e Aquário.

Júpiter

Representa nossas crenças, nossos ideais e a justiça. Proporciona experiências filosóficas, espiritualistas e até mesmo políticas. Grita por liberdade, por novas experiências e expansão de vida. Conhecido como o astro expansivo do zodíaco, faz com que nos enxerguemos como uma pequena parte de algo maior, trazendo responsabilidade e consciência do que reflete na existência do todo. Traz sustentação para vivermos no plano material.

Rege: Sagitário.

Planetas transpessoais: aqueles que refletem aspectos que ficam no oculto de nosso ser e precisam ser revisitados para nossa evolução.

Não são considerados na astrologia clássica por serem recentes em termos de descoberta.

Netuno

É um planeta misterioso, que representa o oculto. Mostra como nos conectamos com o divino e com os assuntos desconhecidos do universo. Pede cuidado com ilusões, alienações e loucuras. Simboliza a arte, os místicos e os pensadores. É um planeta que também influencia o escapismo através de substâncias alteradoras de consciência. Permite e intensifica a busca pela transcendência. Fala sobre enganos, indulgências e negligências. Permite enxergar os pontos que devemos tomar cuidado nesses aspectos.

Rege: Peixes.

Plutão

Fala sobre transformações profundas, mortes e renascimentos. Rege o nosso inconsciente e assuntos geralmente considerados tabu pela sociedade. Sexo, poder, dinheiro, mistérios. Traz a curiosidade dos mistérios da vida e da morte. Destaca o que é pouco compreendido pela humanidade. Pode ser visto como a nossa verdadeira força de renascimento. Nos permite conhecer e transmutar nossos medos mais profundos.

Rege: Escorpião.

Urano

Foi descoberto pouco antes da Revolução Francesa e carrega aspectos da transformação através de movimentos sociais e políticos. É o anseio pela liberdade, a coragem de mudar o que for preciso para ter mais independência. Fala sobre inventividade, curiosidade e expressão da verdade sem estereótipos. Evidencia o que é preciso mudar para que as coisas realmente evoluam, seja no mapa pessoal, seja em seu trânsito pelos signos. É também associado à rebeldia.

Rege: Aquário.