Topo

Projeto da Transempregos oferece capacitação gratuita para pessoas trans

Maitê Schneider, fundadora da Transempregos - Arte/UOL
Maitê Schneider, fundadora da Transempregos Imagem: Arte/UOL

De Universa

20/07/2020 04h00

A agência Transempregos, maior portal de vagas para pessoas trans do país, lança hoje o projeto TRANS-formAção, que conta com 16 horas de treinamentos e gratuitos para pessoas transgêneras, com objetivo de desenvolver habilidades que passam pelo digital, conhecimentos jurídicos e mercado de trabalho. Participantes contarão com certificado no final do curso.

A iniciativa visa capacitar o público trans para buscar vagas no mercado neste momento de crise, que tende a aprofundar as dificuldades dos públicos mais vulneráveis para encontrar emprego.

O projeto é feito em parceria com a organização Mães pela Diversidade, e apoiado pelo Google.org, braço filantrópico da companhia.

A partir da inscrição, os interessados poderão assistir às videoaulas disponíveis na plataforma quantas vezes quiser. A primeira etapa do curso é sobre habilidades subjetivas e conta com módulos de inteligência emocional, comunicação, trabalho em equipe, capacidades executivas e gerenciamento.

"Fazer com que as oportunidades não sejam negadas por uma sociedade que exclui esta parcela da população, desde a família, escola e garantias constitucionais, é tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Um mundo mais humano só é possível com mais equidade, empatia e ações edificantes como esta", diz Maite Schneider, fundadoras da TransEmpregos.

Todos os módulos serão realizados e gravados por profissionais, mestres ou educadores com conhecimento na área apresentada, sendo que, um terço destes profissionais são pessoas transgêneras. Após a conclusão das etapas, haverá um teste online para ser respondido pelo participante, que receberá um certificado de participação. Vale ressaltar que cada participante poderá revisar e rever o conteúdo quantas vezes quiser, mas só poderá avançar após a conclusão e aprovação do teste.

O Google também dará suporte à Transempregos para que suas vagas estejam disponibilizadas na sessão de Empregos na busca do Google, tornando possível conectar esse público com empresas interessadas em contratar.

Ao início de cada vídeo haverá áudiodescrição para pessoas cegas ou com visão reduzida, conduzindo a atividade e o cenário, assim como, quando possível, descrição das cenas apresentadas. Além disso, deficientes auditivos contarão com legendas em todos os vídeos e interpretação em libras.