PUBLICIDADE

Topo

Beleza

Quarentena trouxe cabelo ressecado e pontas duplas? Tem como salvar

andriano_cz/Getty Images/iStockphoto
Imagem: andriano_cz/Getty Images/iStockphoto

Elisa Soupin

Colaboração para Universa

18/07/2020 04h00

Se você não se aventurou a cortar os próprios fios nos últimos quatro meses, seu corte venceu na quarentena e há alguma chance de que a aparência do seu cabelo não esteja exatamente digna de uma propaganda de xampus no momento. Se identificou?

O ressecamento e seus efeitos sobre os fios são normais, sobretudo quando depois de quatro meses sem corte, explica Camila Torrelly, tricologista, especialidade da dermatologista especializada em cabelo. "As pontas dos cabelos, principalmente nos fios de comprimentos médio e longo, são uma parte da fibra que já recebe menos lubrificação natural. Unindo esse fator às agressões externas, como poluentes, radiações solares, excesso de procedimentos químicos e térmicos, elas não conseguem repor a umidade e ficam ressecadas", explica.

O cabeleireiro Celso Kamura explica os motivos que levam ao desgaste. "Se você passou toda a quarentena sem cortar os fios, com certeza eles estão mais ralinhos nas pontas. Isso acontece porque os fios vão perdendo nutrientes, principalmente quando expostos a procedimentos químicos", explica ele.

Com as pontas do cabelo mais secas, na hora de pentear, o pente ou a escova acaba tracionando e quebrando ainda mais os fios, colaborando para que o cenário seja de fios com cara de acabados.

E tem jeito?

Ter, tem. Mas em caso de ressecamento extremo, provocado por vários meses sem corte ou excesso de exposição a fatores irritantes, o corte pode ser a melhor opção.

"O ideal é cortar os fios para que o cabelo fique mais cheio e com mais movimento", sentencia Kamura, um dos principais cabeleireiros do país. "Mas se você ainda não se sente segura para enfrentar a tesoura, há produtos que ajudam a alinhar os fios, tirar um pouco o frizz e também selar pontas duplas", indica.

A lavagem dos fios é o primeiro passo, e tem muita importância para a saúde deles. Os produtos que você escolhe para lavar seu cabelo impactam na qualidade das suas pontas. "Evite usar xampu com muito detergente. Escolha produtos que são indicados para o seu tipo de cabelo: oleosos, coloridos, cacheados, grisalhos", explica o cabeleireiro.

Se os fios estiverem ralos e com pontas duplas, o indicativo é de que faltam de aminoácidos e vitaminas. "Procure produtos de reestruturação capilar", indica Kamura, dizendo que há linhas específicas para isso, com xampu, condicionador, amino refiller e máscaras.

Ele diz que, enquanto o condicionador ajuda a fechar as cutículas do cabelo, a função da máscara é alimentar e reestruturar os fios. "Use até os fios apresentarem uma melhora no toque e também no aspecto físico", explica o cabeleireiro.

A tricologista Camila Torrelly ensina que o ideal é ter cuidados permanentes para que o cabelo não chegue ao ponto de precisar apelar para a tesoura ou tentativas de recuperação de casos drásticos. "A saúde do couro cabeludo está intimamente ligada à saúde e beleza dos fios, então uma higienização e o uso de cosméticos adequados ao seu tipo de cabelo e até um uso de um pré-xampu podem ser importantes", ensina ela.

Receita caseira e outros produtos

"Essa receita é tiro e queda. Ajuda nas pontas duplas e ainda devolve o brilho aos fios", garante Kamura.

Você vai precisar misturar 25 ml de vinagre de maçã com 100 ml de água e 1 colher de sopa de condicionador. Coloque a misturinha num borrifador. Lave os cabelos normalmente com o xampu de sua preferência e, após tirar o excesso de água, aplique a mistura nos fios, deixando agir durante 15 minutos. Enxágue bem.

Se você prefere investir em produtos disponíveis no mercado, a tricologista recomenda usar frequentemente cosméticos hidratantes que tenham ativos como por exemplo D-pantenol, ceramidas, aloe vera ou aminoácidos.

Camila também diz que alantoína é um bom ativo para a hidratação. "Ele repõe lipídeos das camadas cuticulares com óleos vegetais puros, como, por exemplo, o de abacate ou de semente de uva. Além disso, recomendo usar diariamente protetor térmico e solar nos fios."

Beleza